Artigo

A sabedoria dos Sonhos: Ferramenta de Auto-Conhecimento

A SABEDORIA DOS SONHOS:FERRAMENTA DE AUTO-CONHECIMENTO

 

Os sonhos sempre foram considerados importantes indicadores da natureza humana, sejam eles produtos mecânicos das impressões do cotidiano ou uma forma de conhecimento ou Gnose transcendente.

Por este motivo todos os livros sagrados descrevem experiências oníricas ou nos mundos sutis, como a Anunciação do Anjo Gabriel a José, a Al-Miraj  muçulmana, ou ainda as lições dos paraísos oníricos taoístas. Para os hindus, o mundo foi criado num sonho de Vishnu…

Também os pais da Psicologia Moderna vislumbraram nos sonhos um importante aspecto da psique humana. Sigmund Freud e Carl Jung, por exemplo, dedicaram anos de estudos e muitos livros para os sonhos como forma de diagnóstico e de terapia psíquica.

Em 1953 na Universidade de Chicago Nathaniel Kleitman lançou as bases da Medicina do Sono, quando publicou seus estudos do ciclo onírico geral e introduziu o conceito da indicação fisiológica do sonho através dos REM – Rapid Eye Movement (Movimento Rápido dos Olhos).

Atualmente, com as pressões da vida moderna, a qualidade do sono piorou muito, sendo crescente o número de pessoas que não conseguem descansar adequadamente enquanto dormem. Insônia, roncos, apneia, sonambulismo e agitação física são apenas alguns desses males da hora de dormir.

Pesquisas recentes já comprovaram que o sono tem importantes funções na recuperação biológica e psíquica, na regeneração celular e principalmente na organização da memória, vale dizer, enquanto dormimos é feita uma verdadeira faxina em nosso organismo.

O fato é que passamos 1/3 de nossas vidas dormindo. Se encontrarmos uma forma de melhor aproveitar esses momentos de “inconsciência” teremos muito mais possibilidades de aprendizado, descanso, saúde e auto-conhecimento.

Segundo o Gnosticismo Moderno de Samael Aun Weor, os sonhos são uma ferramenta imprescindível para o Auto-Conhecimento e para a Auto-Transformação, pois através deles podemos ter acesso a uma inimaginável parcela de nosso inconsciente e subconsciente.

Com a utilização dos tesouros da sabedoria gnóstica é possível aprender técnicas para tirar-se proveito dos sonhos. Primeiro melhorando a memória onírica, depois compreendendo a simbologia e o significado dos sonhos, até transformá-los em lúcidos e mais tarde em conscientes, culminando no domínio das técnicas de projeção voluntária do corpo astral – a chamada Projeciologia.

Na ciência onírica várias questões podem ser respondidas com essas técnicas especiais.

Por que algumas pessoas lembram e outras não de seus sonhos ?

É possível melhorar a nossa memória onírica ?

A natureza dos sonhos tem relação com a qualidade do sono e a melhoria na qualidade de vida ?

Existem sonhos premonitórios ?

O que significam os pesadelos que nos assolam ?

Existem referências seguras para decifrar nossos sonhos ? Há Dicionários de Sonhos confiáveis ?

Qual a relação entre os sonhos e a Projeção Astral ?

As respostas e vivências relacionadas a todas essas inquietudes serão exploradas no curso de Onirologia Aplicada, promovido pela Associação Gnóstica de Brasília no mês de junho.

Sérgio Linke, engenheiro e instrutor da Associação Gnóstica de Brasília

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais