Artigo

O Estágio Atual da Humanidade

O Estágio Atual da Humanidade

Nesta série de cinco artigos, analisaremos o Futuro da Humanidade, começando com o presente texto (1 – O Estágio Atual da Humanidade), o qual será seguido por (2) Futurologia e Profecias: o que elas nos reservam, depois por (3) Ufologia Gnóstica: a Terceira Via dos Contatos Extraterrestres, na sequência (4) Como Será a Futura Idade de Ouro e finalizaremos com o artigo (5) A Conexão com o Logos Solar.
Nossa abordagem se harmonizará num tripé composto primeiro de informações reais (constatações científicas e dados das tradições). Segundo, pela análise não apocalíptica e não sectária (nada do tipo “o mundo vai acabar” e “a Gnose é a única salvação”). Nosso terceiro apoio: uma visão de futuro otimista, pois temos um mundo para transformar e melhorar, começando por nós mesmos.

As tradições que estudam a Cosmologia e a Antropologia apontam que esta nossa civilização é apenas uma das 5 raças-raízes que já povoaram o planeta.
Começamos nos planos sutis há bilhões de anos com as raças Polar, Hiperbórea, Lemuriana, Atlante e agora a nossa, chamada de Ariana.
Essas raças na realidade são grandes períodos civilizatórios humanos, sempre em transição, os quais fazem parte de uma espiral de vida e de emanação divina ainda maiores.

Esta espiral envolve etapas evolutivas da Divindade da Terra que os hebreus chamam de Melquisedeque. Dentre essas semeaduras da Gaia Grega ou Pacha-Mama Andina, esta nossa 5ª Raça-Raiz (Ariana) está atualmente em sua 6ª Sub-Raça raiz, que é a nossa atual em formação chamada de sub-raça Americana. Esta 6ª sub-raça em formação foi precedida pelas civilizações ou sub-raças Hindu, Árabe, Persa, Celta e Teutônica.
Ou seja, fazemos parte de um plano divino de evolução humana que se vale de grandes “semeaduras” e “colheitas” de humanidades que chamamos de raças humanas.
Este é um processo cíclico e gerido de perto por inteligências divinas e um verdadeiro Conselho de Sábios que chamamos de Grande Fraternidade Luminosa ou de Governo Oculto do Mundo.
A Natureza não é mecânica ou implacável: ela é gerida por seres muito evoluídos e sábios, que nós humanos chamamos de Deuses.
Feito este preâmbulo para nos situarmos, podemos afirmar com segurança, serenidade e sem manipulações apocalípticas, alarmismos ou ilusões: hoje nossa civilização está em acelerada decrepitude em todos os valores humanos, em todas as esferas, seja no campo espiritual, religioso, psicológico, familiar, social, educacional, laboral etc.
Como um todo, a humanidade está em degeneração, em involução crescente, e a tecnologia, ao invés de trabalhar pela alma e pelo bem-estar de todos, acaba escravizando as pessoas, fazendo-as produzir e consumir sem freios e tornando-as doentes.
Basta lembramos que, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, 40% da população mundial tem algum distúrbio psíquico (stress, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, distúrbios do sono etc.), que traz algum desconforto ou infelicidade e que impede as pessoas de viverem saudáveis e felizes. Pasme, querido estudante, estamos falando de mais de 3 bilhões de doentes no planeta, quase a metade das pessoas !
Se alguém duvida disso, basta olhar para nossa sociedade: todos trabalham como loucos para ganhar um pouco de conforto e prazeres sensoriais ilusórios, ficando doentes física e psicologicamente e exaurindo os recursos naturais do planeta. Dão os melhores anos de sua vida para guardar dinheiro ou gozar torpemente a vida. E quando vão se aposentar estão doentes e cheios de manias, traumas e apegos. Muitos até nem suportam convivência humana.
A ambição, a competição e o consumismo são a tônica dessa era, num sistema produtivo que busca criar ilusões de consumo e enriquecer 5% da população, enquanto outros 50% são pobres – são miseráveis sem comida, sem teto, sem saúde, sem educação, sem perspectivas. Esses são dados do Banco Mundial.
Recordemos que esta nossa civilização judaico-cristã-ocidental (e também a oriental polarizada na China e na Índia que passaram por grandes convulsões sociais no início do século XX) é filha da Era de Peixes, que findou em 1962 e que carreou por mais de dois mil anos o obscurantismo da igreja, a competição por dinheiro e a falta de solidariedade.
Agora teremos 2152 anos de evolução na Era de Aquário, onde a tecnologia consciente, a espiritualidade e a cooperação reinarão, prometendo um mundo muito melhor.
Entretanto, antes que Aquário reluza com toda sua força (estamos a apenas 2% de seu início), muitas transições e mudanças deverão ocorrer, como num parto onde há muita dor e sangue.
O mestre gnóstico contemporâneo Samael Aun Weor coloca para o ano 2.500 o auge da nova Era de Ouro da humanidade. Ou seja, temos muito chão pela frente !
Mas, voltando aos nossos dias atuais no alvorecer aquariano e com grandes transições, vivemos hoje uma verdadeira loucura, uma espiral suicida de ilusão coletiva: trabalhamos como loucos, curtimos os prazeres como inconsequentes, matamos o planeta, distribuímos mal a renda, construímos uma maioria de pessoas desassistidas que não tem onde se abrigar e nem o que comer, para que cultivemos o consumismo, o luxo, dezenas de roupas, celulares com recursos que não usamos, carros novos e de alta tecnologia, comida gourmet em excesso, viagens para se expor nas redes sociais. O marketing atual vende desejos ilusórios, travestindo-os de necessidades modernas e disfarçando-os como cultivo do status social.
O fato: esquecemos de nossas almas, deixamos de cultivar o espírito, nem sabemos mais o que é solidariedade e compaixão, não temos consciência de que somos apenas células do organismo planetário e vivemos como se não houvesse consequência, como se a Divindade não fosse tomar providências frente a esta loucura coletiva.
Continuamos nossa vida consumista e inconsciente como se a natureza do planeta não fosse reagir, como se ela fosse ficar inerte em preservar sua habitabilidade, a qual é muito mais valiosa e importante que qualquer raça humana.
O planeta Terra é uma joia no Cosmos: aqui, onde há condições maravilhosas de vida física, biológica, com água líquida, atmosfera com temperatura amena, minerais em abundância; temos até uma magnetosfera de proteção contra raios cósmicos mortais. O planeta Terra é um verdadeiro paraíso admirado até por nossos irmãos do cosmos, os extraterrestres, assunto que trataremos num artigo próximo dessa série.
Pois bem, caro leitor, este é o cenário terrível, de autodestruição e de loucura-coletiva.
Não pensemos que as religiões têm a solução; pelo contrário, a grande maioria delas embarca no dogma da exclusividade (se acham as únicas salvadoras), divulgam doutrinas estéreis contidas na letra morta de livros adulterados, ou se arraigam na absurda espera de que Jesus em breve voltará, isso quando não fazem a cabeça de seus fieis com frases e passagens apocalíticas para provocar medo em todo mundo, mantendo cativos os dizimistas que alimentam impérios econômicos de bilhões – e tudo em nome de Deus.
Vivemos hoje um grande ponto de mutação, de inflexão, de decisão em nossa humanidade, a qual está assentada em pilares muito frágeis: o uso inconsciente da tecnologia, a má distribuição de renda, a destruição da natureza e o consumo exagerado – estes 4 pontos estão levando nossa humanidade ao caos.
Tudo isso é devido ao ser humano utilizar mal seu livre arbítrio, entregando-se a meros prazeres sensoriais e temporários, esquecendo-se que tem o dever perante a Divindade de cultivar sua Mônada Divina, aquela semente luminosa que o Criador depositou em cada alma.
Mas quem causa isso tudo ? Será a Loja Tenebrosa ? Será o Diabo ? Será o tão propalado Anticristo, a Besta do Apocalipse ?
Ora, querido leitor, quem já tem informação, vivência e maturidade não cai mais nessas quimeras de “terceirizar o malfeitor”.
A causa disso tudo está dentro de nós, em nossos múltiplos Egos, em nossos Defeitos Psicológicos, manifestados na vaidade, na ambição, no medo, na gula, na luxúria, na violência, no julgamento dos demais. Este é o verdadeiro Anticristo-Pessoal, aquele que não quer ver nutrido e manifesto o Íntimo, o Ser Luminoso que cada pessoa traz em si, a bondade original dos filhos e filhas de Deus, expressados na humildade, na coragem, na temperança, no respeito ao sexo, na tolerância, na generosidade, na compaixão.
A responsabilidade de mudar o mundo é de todos e de cada um de nós. E mais: tudo começa com o trabalho interno e individual de Despertar a Consciência, de eliminar o ego, de nos aprimorarmos como verdadeiros humanos, para cooperar intensamente com as divindades e com todos os seres, fazer de forma real e consciente parte da Grande Obra Divina. Ser um Obreiro do Logos da Terra, do Gênio de nosso Planeta, o Senhor Melquisedeque.
Para nos lembrar dessa Missão Divina, a Grande Fraternidade Luminosa destaca de tempos em tempos seus Filhos e Filhas Preparados, os Corajosos Guerreiros da Paz, os Senhores da Compaixão.
Eles optam por viverem aqui no plano dos homens para nos lembrar de nossos desígnios e deveres divinos. Então surgem os Messias, os Avatares, os Enviados, os Cristificados, as Santas, os Budhas, as Mães de Compaixão, as Divindades com aspecto feminino e masculino.
Samael Aun Weor, grande antropólogo e psicólogo moderno, ensina que hoje os humanos têm menos de 3% da consciência desperta ou, falando em outros termos, um humano comum manifesta sua inconsciência e mecanicidade (egos, desejos, ambições, medos) em 97% do tempo, em 97% de suas ações.
Por isso o mundo está assim da forma como vemos, por isso há tanta dor no planeta, por isso metade da população ou é doente ou é miserável sem comida, ou ambos.

Podemos então tirar as seguintes conclusões sobre o estado atual da humanidade:

I)      Como civilização humana, estamos doentes física, psicológica e espiritualmente;
II)    Esta civilização humana está fracassando, não tem consciência que é constituída de sementes divinas que precisam ser cultivadas;
III)   A Divindade precisará agir, livrando o planeta da praga humana de seres inconscientes; a natureza já está reagindo, antes que a destruamos por completo;
IV)    A única forma de mudarmos isso é agindo com Consciência e Cooperação, usando técnicas individuais de autoconhecimento e autotransformação profundas, como a Gnose nos ensina; E isso não é uma questão religiosa, de Salvação, de seguir passivamente a letra morta de livros propagandeados por aproveitadores;
V)     Não devemos desistir, achar que estamos salvos ou nos isolar: temos o dever de trabalhar sobre nós mesmos e de servirmos a humanidade doente.

Portanto, estimado leitor, os ensinamentos gnósticos são otimistas, práticos e atuantes: vamos mudar o mundo começando por melhorarmos cada um de nós, eliminando nossos egoísmos e cultivando nossas virtudes, principalmente as de compartilhamento do bem com todos os seres !

Como sintetiza o Mestre de Aquário Samael Aun Weor em seu livro O Cristo Social: “Necessitamos eliminar o Egocentrismo e cultivar o Cristocentrismo”.


Sérgio Linke é engenheiro e instrutor de Gnose em Fortaleza, Ceará, Brasil

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais

NOSSAS REDES