Artigo

Os Chacras e nossa Saúde Física, Psicológica e Social

Os Chacras e nossa Saúde Física, Psicológica e Social

Os chacras ou centros de energia do ser humano são famosos entre os místicos, espiritualistas e terapeutas, pois esses vórtices correspondem a verdadeiras interfaces com o meio ambiente, recebendo, transformando e emitindo energias.
Por terem seu assento em importantes funcionalismos fisiológicos (órgãos e glândulas), os chacras também fazem parte de nosso sistema de absorção, digestão e excreção de energias físicas e sutis.
Existem muitos livros sobre os chacras, a maioria deles originados na sabedoria Védica-Yogue-Hindu, na Escola Teosófica e no Gnosticismo de Samael Aun Weor.
Apesar de muitas obras citarem os chacras por sua simbologia mística, suas capacidades metafísicas ou seu aspecto (cor, tamanho, sentido de giro), poucos autores expõem os chacras como meios de diagnóstico e de tratamento de distúrbios físicos, psicológicos e sociais.
O objetivo desse artigo é abordar de modo focado essa lacuna na literatura.
Por saúde entendemos um estado de bem-estar e disposição ativa em relação a si mesmo e ao meio ambiente, aí incluídos todos os seres à nossa volta. Este estado de bem-estar advém de um equilíbrio dinâmico entre nutrir-se, digerir, produzir energias (atividades) e excretar (eliminar o que não é necessário), além, claro, de se relacionar com o meio ambiente em que vivemos.
Em 2019 a Organização Mundial de Saúde relacionou as doenças que mais causam mortes no mundo e, pasme querido leitor, elas estão diretamente ligadas a distúrbios nos chacras. Veja a relação em ordem crescente de número de mortes: Cardiopatia Isquêmica (chacra cardíaco), Acidente Vascular Cerebral (chacras frontal e occipital), Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (chacras pulmonares), Infecção das vias respiratórias inferiores (chacras laríngeo e cardíaco), Alzheimer e outras demências (chacras da cabeça), Diabetes Melitus (chacra umbilical). E esta lista poderia se estender bastante.
Dentre os Distúrbios Mentais, as doenças com maior incidência são a Depressão e a Ansiedade, que correspondem a mais de 55% do total. Essas duas anomalias psíquicas são diretamente influenciadas por desarmonias nos chacras coronário, frontal e cardíaco.
Na Gnose moderna consideramos a saúde em 4 grandes vetores: físico, psicológico, social (ambiental) e espiritual.
Assim, ao discorrermos a seguir sobre cada um dos 7 principais chacras, o faremos sob essas 4 visões, pois uma pessoa pode ser saudável fisicamente (ter um corpo bonito, produtivo e equilibrado), mas ser doente em termos sociais (se isolar do mundo, por exemplo).
Neste artigo não abordaremos as terapias relacionadas aos chacras, mas nosso leitor poderá pesquisar como é possível reequilibrá-los com o uso de Cromoterapia (aplicação de luzes), Gemoterapia (aplicação de cristais), Aromaterapia (uso de óleos essenciais), Mantraterapia (sons sagrados para os chacras), Musicoterapia (músicas especiais para os chacras) e outros métodos, muitos deles ensinados nas escolas gnósticas como as Associações Gnósticas de Fortaleza e de Brasília. Nossos sites possuem artigos específicos sobre essas formas de harmonização dos chacras. Com poucos cliques você terá acesso a vários materiais sobre essas formas de restabelecimento da saúde dos chacras.
Existe ainda um trabalho mais profundo com os Chacras, mediante a Iniciação Gnóstica, o Despertar e Desenvolver de Kundalini e o Tantrismo Luminoso Gnóstico (Magia Sexual), que também são abordados em nossos artigos e cursos.
Veja como o mestre gnóstico contemporâneo Samael Aun Weor ilumina este assunto em seu livro O Matrimônio Perfeito, de forma maravilhosa e sintética:

“As sete glândulas mais importantes do organismo humano constituem os sete laboratórios controlados pela lei do triângulo. Cada uma das glândulas tem seu expoente em um chakra do organismo. (…)
As sete Igrejas entram em intensa atividade com a subida de Kundalini ao longo do canal medular. (…)
Kundalini mora nos elétrons; os sábios meditam Nela, os devotos A adoram e, nos lares onde reina o Matrimônio Perfeito, trabalha-se com Ela de forma prática. (…)
Todo aquele que pratica Magia Sexual abre as Sete Igrejas (chacras).”

Os chacras são, portanto, um importante elemento para o reequilíbrio físico, psicológico e social nas pessoas com distúrbios nessas áreas. A saúde dos chacras atua em conjunto com outras técnicas médicas oficiais ou complementares. Esquecer dos chacras é deixar de usar um importante elemento na saúde integral do ser humano.
E aqui vale o lembrete: uma doença pode ser originada no plano físico e ecoar (se estender) para os planos psicológico, social e espiritual; e vice-versa: um distúrbio social (rejeição, por exemplo) pode somatizar um problema físico no sistema orgânico relacionado ao chacra.

1. CHACRA COCCÍGEO OU BÁSICO – MULADHARA: VENÇA O MEDO

Este chacra está radicado na região do períneo (entre o ânus e os órgãos genitais), relacionando-se ao elemento TERRA. Ele emite um vórtice sutil de cor rubi.
Em termos físicos, o chacra coccígeo é essencial nos processos de excreção (suor, urina, fezes) e para os minerais do corpo, principalmente nos sistemas ósseo e sanguíneo. Disfunções intestinais, incontinência urinária, osteopatias (coluna vertebral principalmente) têm relação direta com desequilíbrios de Muladhara.
Nos aspectos psicológicos, desarmonias em Muladhara provocam preguiça, impaciência, inconstância e improdutividade. Pessoas que não digerem bem as mágoas também costumam ter desequilíbrios no chacra da base da coluna. O medo é um comportamento ligado ao chacra coccígeo desarmonizado.
Socialmente, o chacra Muladhara reverbera nossas relações mais antigas, ligadas à família e à ancestralidade. Também se relaciona ao patrimônio material, como imóveis e outros bens. Problemas de herança, usufruto de patrimônio, divisão de rendas patrimoniais têm relação direta com doenças sociais ligadas a Muladhara. O chacra básico se relaciona também com o trabalho, com as atividades para sobrevivência, com o prazer e constância ao ganhar o pão de cada dia. Pessoas frustradas profissionalmente fazem desequilibrar seu chacra coccígeo.
Quanto ao Caminho Iniciático Gnóstico ou de Desenvolvimento Espiritual Voluntário e Ativo, o chacra básico é guardado pela divindade hindu Shakti Dakini, a deusa representada pela Bailarina Celeste da fluência harmônica da energia, não somente sexual (Kundalini), mas de todo impulso à iluminação e ao despertar da consciência. Muladhara portanto está relacionado ao aprisionamento (se há repressão) ou à liberdade responsável de nossa energia criadora, aquela que purifica e dá consciência divina a seus cultivadores.
Pessoas céticas, dogmáticas e sem espiritualidade consciente normalmente têm Muladhara atrofiado. O mesmo vale para pessoas mal resolvidas sexualmente (reprimidas ou libertárias).
Harmonize, desenvolva e nutra seu Muladhara e tenha digestão excelente, ossos fortes e flexíveis, vontade focada, determinação corajosa, trabalho realizador e vida material resolvida.

2. CHACRA PÉLVICO OU SEXUAL – SWADHISTANA: LIVRE-SE DA CULPA

O centro energético sexual se irradia na cor laranja a partir de nosso ventre, logo acima dos órgãos sexuais externos, tendo relação com o elemento ÁGUA, as águas da vida.
Fisicamente, este centro energético está ligado às gônadas (ovários e testículos) e aos órgãos do sistema reprodutivo, como próstata, útero, vesículas seminais, vagina, vulva, clitóris e pênis. Sua relação com as funções reprodutiva, de prazer sexual e de uso espiritual do sexo (alquimia sexual) é direta, atuando também de forma intensa no equilíbrio hormonal do homem e da mulher (testosterona, estrogênio, progesterona), os quais influem de forma direta na vitalidade e no controle metabólico do organismo.
Desequilíbrios em Swadhistana provocam doenças genitais, irritações nos órgãos geradores, apatia sexual (falta de interesse), distúrbios urinários e reprodutivos, além de forte interferência no prazer sexual, nas disfunções eréteis, na ejaculação precoce e até na dor durante a relação sexual. Swadhistana também se relaciona à bexiga e aos rins, sendo sua harmonia essencial para o correto funcionamento desses órgãos.
Psicologicamente, a desarmonia no chacra pélvico está relacionada com os desvios sexuais (taras ou parafilias), com o desinteresse pelo sexo, nojo pelo corpo ou pelo ato amoroso. Tanto o excesso de interesse pelo sexo (inclusive degenerado) quanto a total apatia em relação à sexualidade estão diretamente ligados ao chacra da pelve. Traumas sexuais muitas vezes são “gravados” no chacra pélvico.
Sentimentos de culpa também se arraigam no chacra pélvico.
No âmbito social os desequilíbrios em Swadhistana levam à sexualização das relações, à atração sexual por pessoas inadequadas (pais, irmãos e tios, por exemplo), ao julgamento em relação à sexualidade de outras pessoas (preconceitos) e até à aversão pelo sexo.
Pessoas que praticam o sexo casual, descartável, promíscuo e libertário também têm desarmonias no chacra sexual. Masturbadores inveterados acabam por deformar seu chacra pélvico.
Na esfera Iniciática Gnóstica, Swadhistana se reveste de suma importância, pois o sexo é o impulso à vida em três sentidos: a) geração (ter filhos), b) motivação e prazer (alegria de viver) e c) regeneração (através da magia sexual gnóstica).
São nas águas da vida (fluidos sexuais originados no chacra pélvico) que está encerrado o fogo alquímico (erotismo sagrado) capaz de nos purificar completamente, em termos psicológicos e também energéticos (transmutação dos 7 corpos do ser humano). Esta é a verdadeira Pedra Filosofal dos alquimistas.
Por isso que a Divindade Hindu protetora do chacra pélvico é Shakti Rakini, senhora dos sentimentos e emoções que trazem o prazer e a dor, despertando a dualidade inerente às funções sexuais. Sexo é decisão por geração (função natural), degeneração (infrassexualidade) ou regeneração (alquimia sexual gnóstica).
Harmonize, desenvolva e nutra seu Swadhistana e tenha saúde e realização sexual, relacionamentos construtivos e espiritualidade positiva.

3. CHACRA UMBILICAL OU SOLAR – MANIPURA: ELIMINE A VERGONHA

O chacra hepático se localiza na região do umbigo e está relacionado ao elemento FOGO, tendo como assento os órgãos do aparelho digestivo como fígado, baço, pâncreas e estômago. Este maravilhoso centro emite uma cor amarelo ouro.
É essencial a ação de Manipura para produzir energia para o corpo através da digestão. É chamado de Chacra Solar por ser o acumulador de átomos ígneos que vêm do Sol – o provedor de vida, através do prana.
Portanto, em termos físicos os desequilíbrios no chacra umbilical levam a problemas de digestão e de falta de vitalidade, de força para viver. Obesidade ou magreza devido a alterações metabólicas também se relacionam a um Manipura desarmônico.
Em termos psicológicos, O chacra digestivo também está ligado à transformação de situações difíceis, aquelas circunstâncias chatas do dia a dia que ficam ecoando em nossa mente e emoção – é em Manipura que são digeridas parte dessas situações psicológicas impactantes.
Manipura também se relaciona à vergonha, à autocrítica destrutiva, ao “medo de ser notado”.
No campo social, o chacra umbilical tem a capacidade de captar as energias e vibrações dos nossos grupos (família, amigos, colegas de trabalho, instituição espiritual etc.), propiciando-nos iniciar processos de empatia, de auxílio fraterno e de compaixão. Pessoas com Manipura atrofiado não se conectam com outros seres, são indiferentes a eles, inclusive animais e plantas.
No trabalho iniciático gnóstico de desenvolvimento espiritual ativo, o chacra umbilical nos deixa sintonizados com as energias sublimes, sendo uma verdadeira antena receptora das irradiações divinas e dos seres superiores. Pessoas que têm telepatia ou intuição apurada, normalmente têm Manipura bem manifestado.
Por ser um chacra ígneo, Manipura nos provê a Força de Transformação necessária à construção de novas condições espirituais.
Sua Divindade Guardiã é Shakti Lakini, senhora do fogo, que traz a vitalidade, o impulso ao amor e a coragem que dissipa o temor.
Harmonize, desenvolva e nutra seu Manipura e tenha perfeitas digestões física e psicológica, energia para se autotransformar e crescente conexão com todos os seres.

O SETE SAGRADO

Esses três chacras da parte baixa do corpo (coccígeo, pélvico e umbilical) formam o chamado Triângulo Terreno ou da Vida Horizontal, da nossa manifestação mais material e desta atual existência.
O ponto intermediário, de conexão material-espiritual, está no meio do corpo, na chacra cardíaco, acima do qual se irradiam os chacras espirituais (laríngeo, frontal e coronário).
O ser humano é um Sete Sagrado composto por dois triângulos que se entrecruzam num ponto especial: a Unidade do Coração, a Gnosis Cárdias.

4 .CHACRA CARDÍACO – ANAHATA: EXPULSE A TRISTEZA

Este chacra floresce no ponto central das energias do nosso corpo – o coração, e está relacionado ao elemento AR.
No Anahata chegam e se fundem maravilhosamente as correntes telúricas (terra de Muladhara, água de Swadhistana, Fogo de Manipura) e celestes (éter espiritual de Sahasrara, éter anímico de Ajna e éter consciencial de Vishudda).
Em termos físicos, o chacra cardíaco é essencial nos processos de circulação sanguínea e de respiração, pois tem conexão íntima com os chacras pulmonares. Distúrbios cardiovasculares, respiratórios e linfáticos têm ligação direta com um chacra cardíaco em mau estado.
Na esfera psicológica, desarmonias em Anahata incitam mágoas persistentes e doloridas, frieza emocional e egoísmo (não dividir as coisas com os outros). Pessoas iradas, violentas e ressentidas acabam por apagar o brilho esmeraldino de seu vórtice cardíaco.
A melancolia e a tristeza também impregnam mal as vibrações do Centro Energético Cardíaco, daí a velha expressão “coração pesado”.
Socialmente, o chacra do Cárdias reverbera o amor pela Divindade, o amor progressivo pelos grupos (a si mesmo, à família, aos amigos, à humanidade toda, a todos os seres). Anahata também se relaciona com a intuição que leva à integração cooperativa.
Na Senda da Iniciação Gnóstica a flor do coração nos confere Amor ao Trabalho e à Obra de Deus, mediante o reconhecimento do próprio Pai-Mãe Internos e de seu filho muito amado, nosso Cristo Íntimo.
Por isso que Anahata em sânscrito significa “Intocado” ou “Puro”, pois ali reside o Átomo Nous, a semente ou chispa divina individual que todos trazemos no coração.
O chacra cardíaco vibra com o Ar e por isso confere a seus fiéis cultivadores as capacidades da levitação e da projeção astral.
Anahata é guardado pela divindade hindu Shakti Kakini, a deusa de olhos atrativos (o amor atrai e congrega), cheia de joias (o amor traz riquezas espirituais), de natureza autogeradora (o amor se nutre com amor) e auto-imanante (o amor é completo em si mesmo).
Harmonize, desenvolva e nutra seu Anahata, para trazer leveza e saúde a seu coração, desenvolvendo a intuição e o amor por todos os seres. Assim circulará em você e em todos a paz e a prosperidade.

5. CHACRA LARÍNGEO – VISHUDDA: LIVRE-SE DAS MENTIRAS

O centro magnético do pescoço emite suas irradiações de cor azul celeste a partir da laringe, relacionando-se ao elemento AKASHA, o éter ou vibração da CONSCIÊNCIA.
Não é à toa que este é o centro energético do Verbo, da Comunicação Sagrada Criadora.
Em termos físicos, o chacra laríngeo é essencial nos processos de crescimento, metabolismo, imunologia e vitalidade, pois está diretamente ligado às glândulas Timo (linfócitos T – defesas do organismo) e Tireóide (que regula nada mais, nada menos, órgãos essenciais como o coração, o cérebro, o fígado e os rins).
Distúrbios em Vishudda têm relação direta com problemas na voz, na audição, deficiências de comunicação, falta de vitalidade e variações do humor.
Nos aspectos psicológicos, o chacra laríngeo desequilibrado leva à timidez e ao isolamento, quando polarizado introvertidamente. Quando desarmônico de forma extrovertida, estre chacra é agente da comunicação falaciosa, da tagarelice agressiva, fofocas. mentiras e exageros ao falar. Pessoas que falam muito de si, que se vangloriam e se autovalorizam a todo momento, os ególatras e mitômanos, têm seu Vishudda deformado.
Socialmente, o chacra laríngeo equilibrado indica uma pessoa comunicativa, sincera e que sabe ouvir. Se desequilibrado, Vishudda denota uma pessoa que não sabe ouvir os outros, um chato que só fala de si, que domina as conversações, normalmente exagerado e falacioso.
Quanto ao Caminho Iniciático ou de Auto-Desenvolvimento Espiritual, o chacra da garganta tem como guardiã a Deidade Shakti Shakini, relacionada à transformação e renovação, protetora dos justos e senhora da compaixão, transmitindo um senso de serenidade e poder.
Este chacra se relaciona às ações iniciáticas do serviço pela humanidade, ao transmitir a Gnosis, sabedoria que liberta.
O sábio é aquele que sabe ouvir e falar na hora certa.
Vishudda desenvolvido confere esta capacidade.
Harmonize, desenvolva e nutra seu Vishudda e conquiste franqueza, serenidade, sabedoria para falar e ouvir, vitalidade e proteção contra agentes biológicos agressores.

6. CHACRA FRONTAL – AJNA: SAIA DAS ILUSÕES

Localizado no entrecenho, logo acima da linha que liga as duas sobrancelhas, o chacra Frontal nos conecta a vibrações de um éter ainda mais sutil, o AKASHA DA ALMA, com sua luminescência azul anil.
Este vórtice energético é chamado de Terceiro Olho, devido à sua conexão com a capacidade de ver além do espectro visual comum (clarividência).
Em termos físicos, o chacra da testa está ancorado na hipófise, a “glândula endócrina mestre”, que regula várias funções do organismo, como o crescimento, o processo do parto, a secreção do leite pelas mamas, a reprodução e o controle do metabolismo. A hipófise tem extrema importância devido a dois hormônios: a Ocitocina (que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar) e o ADH (hormônio antidiurético), também chamado de Vasopressina e que opera na regulação da quantidade de água no corpo ao controlar a excreção pelos rins. Portanto, desequilíbrios em Ajna têm relação direta com distúrbios no metabolismo e no humor.
Na dimensão psicológica, Ajna está relacionado ao bem-estar, à aceitação e ao Amor, pois trabalha para realizar conexões afetivas. Um chacra frontal em desequilíbrio indica tendência ao estresse e à ansiedade, principais doenças psíquicas em todo o mundo. O chacra do terceiro olho em desarmonia também inclina ao isolacionismo e à reclusão, típicos de estados de depressão.
Em termos sociais, por sua capacidade de conexões de amizade e sentimentos de aceitação e acolhimento, Ajna desequilibrado inclina ao egoísmo, ao afastamento de grupos sociais e a estados de isolamento, podendo conduzir a visões críticas de si mesmo e de outras pessoas, levando a situações que envolvem julgamentos, discriminações e preconceitos.
Por outro lado, um Ajna equilibrado desfaz ilusões e nos faz ver a realidade das coisas, sem ideias pré-concebidas.
Na Senda da Iniciação da Alma, o chacra do entrecenho está ligado à virtude da correta Percepção e do justo Discernimento, revelando fatores ocultos de uma situação. Pessoas com Ajna desenvolvido têm grandes capacidades de imaginação, intuição e conhecimento interior, levando a uma acentuada capacidade de compreensão integral, de tomada profunda de consciência.
A Divindade guardiã de Ajna é Shakti Hakini, senhora do destemor e da compreensão. Devi Hakini sempre é representada portando um tambor (símbolo do ritmo divino), uma caveira (a necessidade de ver as coisas reais e vivas, eliminando os subjetivismos e ilusões do ego) e um japa-mala (colar de oração com contas), convidando aos mantras para conexão com os planos divinos.
Harmonize, desenvolva e nutra seu Ajna e obtenha imaginação criadora e visão real das coisas. Também conquiste sonhos reveladores e iniciáticos. Bom humor, metabolismo equilibrado e melhoria nos relacionamentos são outros  benefícios advindos de um centro frontal harmonizado.

7. CHACRA CORONÁRIO – SAHASRARA: COMBATA O APEGO

Chegamos ao mais elevado chacra no corpo humano, o Centro das Mil Pétalas ou Vórtice Sahasrara, assentado na glândula pineal e relacionado com o sutilíssimo AKASHA ESPIRITUAL, duas oitavas acima do éter de Vishudda e do éter de Ajna. Sahasrara também é chamado de chacra occipital, formando uma linda esfera violeta centrada em nosso cérebro.            Em várias tradições religiosas, a glândula pineal é relacionada à nossa conexão com Deus, nosso enlace humano com o divino.
Fisicamente, o chacra coronário e sua âncora na glândula pineal se relaciona com a produção do hormônio melatonina, com os ciclos circadianos e com diversas outras funções, como a reprodução. Sahasrara bem equilibrado vai regular a liberação de melatonina, reajustando o relógio biológico e melhorando problemas como distúrbios do sono, sonolência diurna e cansaço.
Nos aspectos psicológicos, desarmonias no chacra da coroa levam ao materialismo exagerado, ou, no outro extremo, à mistificação errônea das experiências espirituais. Místicos verdadeiros, com vivências reais e concretas, não se iludem com a fenomenologia espetacular seja ela real ou forjada (os chamados “milagres”, “incorporações”, “exorcismos”, “mensagens do além” etc.), e nem  com a fé cega, aquela que é baseada nos dogmas e na letra morta (não compreendida) dos livros sagrados.
Socialmente, o chacra Sahasrara equilibrado nos leva à busca e conexão com pessoas de altos valores espirituais, cheias de virtudes. É o chacra da fraternidade consciente, do serviço grupal desinteressado pela humanidade, das grandes associações espirituais que transcendem o ego e o materialismo.
Uma pessoa com o chacra coronário desequilibrado se torna cética, materialista, julgadora, preconceituosa e desrespeitosa em relação à fé dos outros – um desastre social.
Quanto ao Caminho Iniciático Gnóstico, o chacra da Coroa nos conecta com o Divino dentro de nós, possibilitando insights e revelações orientadoras.
Este chacra luminoso está representado em todos os santos cristãos, através de suas auréolas, ou mesmo nos Iluminados mestres do Budismo, com seus resplandecentes capacetes de flores e mil pétalas.
Sahasrara é custodiado pela divindade hindu Shiva-Paramatma, quando a potência divina feminina (as 6 Shakti dos chacras anteriores), provindas do plano humano (terrestre), sobem a partir do cóccix e se fundem com o aspecto masculino de Deus, Shiva, a Divindade Suprema. Shiva tem sua semente em cada ser humano, sua mônada individual, seu Átman ou realidade existencial absoluta e mais elevada. O atributo de Paramatma é o altruísmo, quando toda a individualidade humana desaparece.
No sétimo chacra há a UNIÃO DIVINA de Shiva-Shakti dentro de nós, as potências feminina e masculina de Deus.
Quem desperta e desenvolve seu chacra Occipital atinge o Sacro-Ofício, o ofício sagrado de Servir a todos os seres, de entregar-se integralmente à Obra de Deus.
Harmonize, desenvolva e nutra seu Sahasrara, conquistando um relógio biológico definido e síncrono com o dia e a noite, com as estações do ano: durma bem e tenha vitalidade o dia todo. O centro Coronário saudável também nos conecta com o Divino verdadeiro, com a Mística vivenciada e com a Fraternidade consciente.

CONCLUSÃO

Aqui, ao estudarmos como os 7 chacras se relacionam com nossa saúde física, psicológica, social e espiritual, me recordo de uma analogia que sempre gosto de usar: imagine uma orquestra onde cada chacra é um músico com seu instrumento, cada qual com seu tom, sua afinação, seus compassos e características peculiares.
Para que a sinfonia soe com beleza e toque as pessoas, reverbere positivamente nelas, é necessária uma execução perfeita, com músicos-instrumentos de primeira qualidade e com um maestro experiente, sensível e amoroso.
Caro leitor, os instrumentos para tocar a sinfonia de sua vida são seus chacras, o maestro é seu Real Ser Interior Profundo (seu Átman) e a plateia são seus irmãos de humanidade, neste teatro da ópera que é nossa existência.
Boa sinfonia para você !

Sérgio Linke é engenheiro e instrutor de Gnose

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais

NOSSAS REDES