Artigo

SONHOS: DECIFRE-OS, SE AUTOCONHEÇA E SE FORTALEÇA ! SETE GRANDES QUESTÕES ONÍRICAS

SONHOS: DECIFRE-OS, SE AUTOCONHEÇA E SE FORTALEÇA ! SETE GRANDES QUESTÕES ONÍRICAS

Os sonhos e visões em estado onírico sempre foram narrados nos livros sagrados ao descrevem experiências místicas nos planos sutis, como a Anunciação da vinda de Jesus pelo Anjo Gabriel a José, a Al-Miraj  muçulmana de Maomé , ou ainda as lições dos paraísos oníricos taoístas. Para os hindus, o mundo foi criado num sonho de Vishnu. Os gregos até tinham um Deus para os sonhos, o enigmático Morfeu.
Também os pais da Psicologia Moderna viram nos sonhos um importante aspecto da psique humana. Sigmund Freud e Carl Jung, por exemplo, dedicaram anos de estudos e muitos livros para os sonhos como forma de diagnóstico e de terapia psíquica.
Os sonhos sempre foram considerados importantes indicadores da natureza humana, sejam eles produtos mecânicos das impressões do cotidiano ou uma forma de conhecimento ou Gnose transcendente.
Em 1953 na Universidade de Chicago o Dr. Nathaniel Kleitman lançou as bases da Medicina do Sono, quando publicou seus estudos do ciclo onírico geral e introduziu o conceito da indicação fisiológica do sonho através dos REM – Rapid Eye Movement (Movimento Rápido dos Olhos).
Atualmente, com as pressões da vida moderna, a qualidade do sono piorou muito, sendo crescente o número de pessoas que não conseguem descansar adequadamente enquanto dormem. Insônia, roncos, apneia, sonambulismo e agitação física são apenas alguns desses males da hora de dormir.
As causas dessa perda de qualidade no descanso vão, dentre outras, da intoxicação alimentar ao estresse, da ansiedade aos maus hábitos sexuais e do excesso de tempo conectado nas redes sociais ao sedentarismo. Tudo o que a maioria das pessoas atualmente faz…
Pesquisas recentes já comprovaram que o sono tem funções insubstituíveis na recuperação biológica e psíquica, na regeneração celular e principalmente na organização da memória. Vale dizer, enquanto dormimos é feita uma verdadeira faxina em nosso organismo.
Quem dorme bem (e sonha otimamente !) tem mais saúde, mais vitalidade, melhor humor, envelhece menos, melhora seus relacionamentos, aumenta sua produtividade profissional, curte mais seus prazeres. Enfim, vive melhor e mais conscientemente.
O Gnosticismo Moderno de Samael Aun Weor ensina que os sonhos são uma ferramenta imprescindível para o Autoconhecimento e para a Autotransformação, pois através deles podemos ter acesso a uma inimaginável parcela de nosso inconsciente e subconsciente.
O fato é que, bem ou mal, passamos 1/3 de nossas vidas dormindo. Parece um desperdício, não é ? Se encontrarmos uma forma de melhor aproveitar esses momentos de “inconsciência” teremos muito mais possibilidades de aprendizado, descanso, saúde e autoconhecimento. Já imaginou descansar o corpo físico à noite e ao mesmo tempo estar viajando, estudando ou conhecendo novas coisas ?
Com a utilização dos tesouros da sabedoria gnóstica é possível aprender técnicas para tirar-se proveito dos sonhos. Primeiro melhorando a memória onírica, depois compreendendo a simbologia e o significado dos sonhos, até transformá-los em lúcidos e mais tarde em conscientes, culminando no domínio das técnicas de projeção voluntária do corpo astral – a Projeciologia.
Na ciência onírica várias questões podem ser respondidas com essas técnicas especiais.
Vejamos algumas delas e suas respostas com base nos milenares ensinamentos gnósticos.

SETE QUESTÕES SOBRE OS SONHOS:

Pergunta 1: Por que algumas pessoas lembram e outras não de seus sonhos ? Resposta: porque não recuperaram a capacidade de trazer ao cérebro físico a memória das experiências oníricas nos mundos suprassensíveis.
Pergunta 2: É possível melhorar a nossa memória onírica ? Resposta: Sim, pois todas as pessoas sonham, mas nem todas lembram-se. Há técnicas gnósticas para restaurar a memória dos sonhos. E isso é muito positivo.
Pergunta 3: A natureza dos sonhos tem relação com a qualidade do sono e a melhoria na qualidade de vida ? Resposta: Sim, pois sonhos lembrados e compreendidos se resolvem em nossa psique, dando-nos a quietude necessária para o descanso enquanto dormimos e, com isso, a qualidade de vida melhora muito.
Pergunta 4: Existem sonhos premonitórios ? Resposta: há sonhos com previsões futuras sim, principalmente se existe forte conexão afetiva entre os envolvidos (mãe e filho, por exemplo). Mas um alerta: nossos desejos e medos podem interferir muito nesse tipo de sonho, ocorrendo, infelizmente, na grande maioria das vezes, distorções devidas a temores e fantasias infundados.
Pergunta 5: O que significam os pesadelos que nos assolam ? Resposta: podem ser a expressão psíquica (projeção fantasiosa) de temores ou traumas que carregamos (de agora ou do passado). Também acontece de serem experiências reais (no plano astral) em locais ou com pessoas que não são bons.
Pergunta 6: Existem referências seguras para decifrar nossos sonhos ? Há Dicionários de Sonhos confiáveis ? Respostas: Sim, mas revistas, livretos e blogs de internet não são confiáveis. O mais indicado é estudar os mitos, símbolos universais e um pouco de cabala (significado dos números). Mas nas livrarias há bons Dicionários Psicológicos de sonhos. Internet não é indicada, pois há muitas generalizações perigosas, simplificações limitantes e conclusões equivocadas.
Pergunta 7: Qual a relação entre os sonhos e a Projeção Astral ? Resposta: sonhos podem ser fantasia interna (cerebral), fantasia no plano astral (experiências reais passadas em estado sonambúlico ou de embriaguez da consciência). A projeção astral é a experiência consciente, real, presencial e ativa (não adormecida) do ser humano com seu corpo astral sutil nos planos da 5ª dimensão. Quem se desenvolve no estudo de seus sonhos, fazendo a Yoga Gnóstica dos Sonhos, certamente vai conquistar a técnica a Projeção Astral Consciente.
Portanto, querido leitor, que tal começar a praticar a Yoga dos Sonhos, com suas técnicas efetivas, como ensinado nas instituições Gnósticas ?
Sonhos não são apenas objetivos de vida, como saúde, família, viagens, conforto material, conquistas espirituais, caridade… essas grandes metas sempre começam nos inexplorados planos sutis, nas altitudes ou profundidades de nossa psique… expressas em nossas experiências oníricas.
Há um rico universo a ser desvendado dentro de você… aproveite-o !

Sérgio Linke, engenheiro e instrutor da Associação Gnóstica de Fortaleza

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais

NOSSAS REDES