Artigo

Meditação: 13 Benefícios Incríveis das Técnicas Gnósticas

Na sua abordagem científica, muito em moda na atualidade, a Meditação é uma espécie de terapia mental ou ferramenta de concentração, de atenção plena, de resolução de problemas e até de controle de emoções e pensamentos, diminuindo a ansiedade, o estresse e atuando ainda no combate à depressão.
Além disso, a Meditação propicia um descanso e uma recuperação profunda no menor tempo possível, tanto física quanto mental e emocionalmente, sendo muito eficaz contra os distúrbios do sono.
Já nas tradições espiritualistas, a Meditação objetiva o autoconhecimento e a autorrealização do ser humano, buscando acessar o Ser Interior e fundi-lo com a Divindade – o chamado êxtase ou Samadhi. Na Meditação espiritualista busca-se a libertação da individualidade, do ego, da parte, para religar-se ao Criador, ao Divino, ao Todo que tudo originou.
Portanto, a Meditação é tanto a busca da quietude mental e emocional necessária para conquistar um estado interior de clareza e tranquilidade, quanto uma ferramenta de conexão com a Divindade. E ela nos permite acessar tanto o Divino Interior (nosso Real Ser, nossa Mônada) quanto a Deidade Externa, Aquela que a tudo sustenta.
Há muitos praticantes gnósticos de Meditação que constataram serem verdadeiros todos os benefícios e objetivos descritos não só pela ciência, mas também pela espiritualidade.
Depois de algumas semanas de treino e perseverança, é possível avançar muito na técnica da Meditação Gnóstica, ensinada nas escolas de gnosticismo, conquistando inúmeros benefícios tanto para a vida diária, para os desafios comuns do cotidiano, quanto para o trilhar do desenvolvimento espiritual, como descreveremos na sequência.

Benefícios da prática constante da Meditação Gnóstica:

01      PAZ INTERIOR
Você sofre muito com seus compromissos e agenda ? Anda estressado ?
A Meditação propicia uma incrível Paz Interior, pois disciplina a mente e evita o doloroso batalhar de antíteses do racionalismo não resolvido. Ela digere as preocupações.

02      SERENIDADE
Você tem dificuldades em manter o estado de presença no aqui e agora ?
Também é possível alcançar maior grau de Serenidade, mantendo a mente em maior parte do tempo no estado contemplativo e no presente, evitando incômodas recordações do passado e preocupações inúteis com o futuro.

03      CONCENTRAÇÃO
Você precisa ler três vezes uma frase para compreendê-la ? Ou não consegue se concentrar bem quando está dialogando com uma pessoa ?
Quem medita regularmente adquire uma poderosa Capacidade de Foco e de Concentração, evitando a dispersividade e a perda de atenção, problemas que afetam de forma muito séria os estudos e o desempenho profissional. Ela diminui o déficit de atenção.

04      SENTIDOS AGUÇADOS
Você tem observado perda de capacidade dos sentidos físicos ?
A Meditação permite Aguçar os Sentidos, pois as regiões cerebrais responsáveis pelas sensações ficam mais equilibradas, além da melhoria no funcionamento do trinômio órgão sensorial, conexões do sistema nervoso, interpretação cerebral. É possível degustar melhor, sentir melhor os cheiros, ver melhor, ouvir melhor e até desenvolver o tato com a prática diária da reflexão serena.  Com a meditação os sentidos se tornam mais refinados.

05      ALÍVIO DE DORES
Você tem sentido dores musculares ou na coluna ? Dor de cabeça constante ?
Uma vez que o estado meditativo permite um relaxamento profundo e auto-induzido, há uma significativa melhora no funcionamento e bem-estar do corpo físico, já que são trabalhadas e aliviadas tensões e “couraças musculares” que interferem nos sistemas circulatório, muscular, respiratório, nervoso, digestivo, excretor etc.

06      EQUILÍBRIO EMOCIONAL
Sua vida afetiva leva a constantes frustrações e tristezas ?
Um melhor Equilíbrio Emocional também é alcançado, pois na Meditação aprendemos a valorizar o que realmente tem importância em termos afetivos e de nossas reações psicológicas, não permitindo a predominância de reações inconscientes negativas como ira, mágoa, culpa, vingança, autocomiseração etc.

07      DORMIR BEM
Você tem um sono tranquilo ? Acorda totalmente renovado pela manhã ?
A Meditação também propicia uma melhor Qualidade do Sono, tornando-o mais profundo, tranquilo e reparador. A insônia, a apneia obstrutiva, os “pés inquietos”, o bruxismo (ranger de dentes) e os pesadelos afetam bilhões de pessoas no mundo todo. Quem medita relaxa mais rapidamente antes de entrar em estados REM e outras fases mais profundas do sono. Os meditadores regulares dormem menos e melhor.

08      SAÚDE GERAL
Você está satisfeito com o seu bem-estar em termos corporais e mentais ?
Devido aos benefícios descritos acima, estudos do mundo inteiro concluem que as técnicas meditativas melhoram o estado geral de saúde, tanto física quanto psicológica.

09      CAPACIDADE DE APRENDIZADO
Como andam seu interesse por coisas novas e seu aprendizado ?
A Meditação permite ampliar em muito a Capacidade de Aprendizado, pois desenvolve melhor concentração, maior memória e raciocínio mais rápido e límpido.

10      RELACIONAMENTOS
Você tem muitos relacionamentos tóxicos e destrutivos ?
A prática constante da Meditação presenteia significativa melhora nos Relacionamentos Sociais, pois a serenidade, a capacidade de diálogo, o saber lidar com o contraponto às nossas ideias, a empatia e o “saber ouvir o outro” são desenvolvidos com a reflexão serena. Também é aumentado o discernimento para evitar pessoas tóxicas.

11      AUTOCONHECIMENTO
Você acredita que se autoconhece o bastante para lidar bem com suas reações psicológicas?
Como benefício ao desenvolvimento psicológico propiciado pela Meditação temos o Autoconhecimento (de nossas forças e fraquezas psíquicas, inclusive com técnicas para eliminar defeitos psicológicos e exaltar virtudes, como estuda-se na Psicologia Gnóstica).

12      PERCEPÇÕES EXTRA-SENSORIAIS
Você já se deparou com o afloramento involuntário de Percepções Extra-sensoriais ?
A Meditação constante também desenvolve de modo equilibrado as Percepções Extra-sensoriais e os Estados Alterados de Consciência, como são praticados e desenvolvidos nas Escolas Gnósticas. Importante citar que nas práticas gnósticas tradicionais não se utiliza qualquer substância química que altere os sentidos ou o sistema nervoso. A Meditação nutre naturalmente os corpos sutis, desenvolve os chacras e harmoniza os fluxos de energia vital e psíquica.

13      DEVOÇÃO CONSCIENTE
Sua Fé e Devoção são Conscientes ou somente baseadas em dogmas ?
A Meditação nos possibilita a conquista da Devoção Consciente, pois uma das formas mais belas e eficazes de Meditação é a Devocional, onde integramos todo o nosso Ser com uma Divindade, nos entregamos a Ela, fazendo a conexão entre a Divindade Mitológica ou Arquetípica, com a respectiva Divindade Histórica e ainda com a Divindade Interior, por exemplo, o Cristo Cósmico, o Cristo Jesus e o Cristo Íntimo.

Esperamos que esses 13 benefícios sejam suficientes para motivar você a inserir em seus hábitos diários pelo menos 30 minutos de Meditação.
Procure uma Escola Gnóstica e aprenda os vários tipos de Meditação ensinados.
Quem aprende a meditar nunca mais larga esta prática psico-física-espiritual por excelência.
Medite todos os dias, você verá os benefícios e constatará este maravilhoso ensinamento do mestre gnóstico contemporâneo Samael Aun Weor: “A Meditação é o pão diário do sábio”.

Sérgio Linke é engenheiro e instrutor gnóstico de meditação

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais

NOSSAS REDES