AULA 01 – GNOSE – A SÍNTESE DO CONHECIMENTO
Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego Gnosis que significa “Conhecimento”, porém não qualquer conhecimento, mas um conhecimento que remete as verdades universais comprovadas e comprováveis.
Este conhecimento que por tanto tempo esteve velado e reservado para poucos escolhidos no século 21 foi revelado pelo grande estudioso e filosofo Samael Aun Weor.
O conhecimento gnóstico foi considerado herético pela igreja de Roma, e por isso por muito tempo os gnósticos foram perseguidos por suas ideias contrarias a ortodoxia da época.
Porem bem antes da igreja, a Gnosis sempre esteve presente em diversas civilizações do passado e todas elas fizeram uso desse conhecimento em períodos importantes para humanidade.
Os gnósticos sempre tiveram consciência de que Deus não precisa de intermediários ou instituições,…, Jesus Cristo nunca fundou um igreja física, pois ele deixou claro que a verdadeira igreja deve ser estabelecida dentro de cada coração humano.
A Mulher e as expressões femininas sempre foram sagradas, e é na força do eterno feminino de Deus que conseguimos força e inspiração espiritual.
Por essas e outras ideias que este conhecimento sempre esteve reservado aos grandes buscadores da verdade.
Temos dentro de nós a semente de DEUS e temos a possibilidade de transcender até mesmo a morte…essas ideias se disseminadas trariam uma grande crise na igreja Romana.
A Gnose pode ser estudada por 4 óticas:
Ciência – Estuda o Macrocosmos e o Microcosmos de forma comprovada e comprovável.
Filosofia – Estuda a forma de pensar dos maiores pensadores da humanidade. (Aristóteles, Platão, Kant)
Religião – Estuda, entende e respeita todas as manifestações religiões, pois compreende-se que cada religião é necessária para o aprendizado dos seres humanos.
Arte – Estuda e analisa as manifestações artísticas em catedrais ou monumentos históricos, afrescos, músicas e expressões teatrais.
A Gnose prima pelo conhecimento prático e entrega em seus ensinamentos mais de 350 práticas para a comprovação e aprimoramento espiritual.
O grande objetivo da Gnose é a entrega do Conhecimento superior e universal para a felicidade integral dos seres humanos.
AULA 02 – O SER HUMANO VISÍVEL E INVISÍVEL
Nesta aula, estuda-se a nossa origem Divina, como chispas ou mônadas, provenientes do Absoluto (o Tao do “Tao Te Ching”, o Todo dos Upanishads Hindus, Pai Inefável e muitos outros nomes). Desde o Espaço Sagrado Abstrato Absoluto, morada de nosso Íntimo, sétima dimensão, viemos descendo as dimensões, uma após outra, até a terceira dimensão onde está nosso corpo físico. Porém, antes de adquirirmos um corpo humano, vivemos pelos reinos elementais da Natureza (mineral, vegetal e animal).
Por outro lado, teremos que traçar, também, o caminho inverso de volta ao nosso Pai Inefável, já aperfeiçoados e com a experiência adquirida, atributos que requerem esforço consciente, não bastando a mecânica da natureza e os retornos sucessivos.
Quando chegamos ao reino humano, temos três caminhos para seguir (revolução, “evolução” e involução) e as consequências destes. Aborda-se também, nessa aula, a constituição humana com a personalidade, os sete corpos, os agregados psíquicos, o Budhata ou nossa fração de alma, consciência.
AULA 05 – PROJEÇÃO ASTRAL
Nesta aula falaremos sobre o que é processo da Projeção Astral, que envolve o corpo astral (ou dos desejos) e a quinta dimensão. Veremos, também, que este processo é natural e nos acontece todas as noites enquanto dormimos, porém podemos ter ou não consciência deste processo. O processo inconsciente damos o nome de sonhos, quando conscientes chamamos de Projeção Astral.
Para a Gnose a Projeção Astral é uma poderosa ferramenta de investigação, para se comprovar o que se aprende na doutrina, sendo então um meio e não um fim.
Veremos ainda o que podemos encontrar no plano astral e como proceder em certas circunstâncias.
Por fim, falaremos das diversa práticas que podemos utilizar para lograr êxito na Projeção Astral. As práticas podem ser divididas em três grupos, as psíquicas, as mântricas e as mágicas.
AULA 06 – PRINCIPAIS CONCEITOS GNÓSTICOS
Os cinco tipos de escolas espirituais
Os seres humanos em sua busca pelo Divino podem ingressar em algumas das seguintes escolas espirituais:
1 – Escolas introdutórias – Instituições teóricas, sem prática de comprovação e normalmente dogmáticas.
2 – Escolas para Alma – Instituições que trabalham com psicologia de auto-conhecimento e auto-transformação. (Algumas seitas, filosofias e algumas linhas do budismo)
3 – Escolas para o Espirito – São escolas de regeneração – ensinam a eliminação egoica e trabalho com as energias sexuais. (Algumas linhas do budismo, Seitas)
4 – Escolas Cristicas – São escolas que ensinam a preparação do corpo, alma e espirito para ascensão Cristica. (Escolas Gnósticas)
5 – Escolas de Magia Negra – Que ensinam o envenenamento de todos os níveis do ser humano.
É necessária comprovação da verdade espiritual através das práticas, escolas que somente ensinam a teoria oferecem muito pouco ao crescimento do espirito.
É necessária busca da verdade sem dogmas, ensinar como pensar (permitir que cada ser humano chegue as suas próprias verdades). A Imposição de uma verdade sem comprovação não permite amadurecimento.
Ensinar a cada um a realizar comparações com seu próprio avanço, e parar nos comparar com os outros.
Refletir sobre nossas crenças limitantes e medos, essas reflexões geram o verdadeiro autoconhecimento.
Gerar uma disciplina para suas práticas, entendendo que tudo que buscamos de valor para nossas almas exige esforço e dedicação.
Entender que nossas ações servem de exemplo para muitas pessoas, principalmente as que nos admiram. (O reto agir, o reto pensar)
Entender que liberdade gera responsabilidade, nos planos sutis quanto mais liberdade nos tempos (acesso a planos superiores), mais responsabilidades tempos com a Lei divina. (KARMA e DARMA)
A imaginação exige esforço (pensamento, sentimento e emoção), por isso imaginação é expressão da consciência e nada tem a ver com fantasia (mente que devaneia).
A Fé é o exercício da constatação, pois apenas acreditar mentalmente não é suficiente para o aprimoramento. Busque sempre a comprovação através da prática.
A verdadeira religião é a expressão do amor que cada um carrega no coração.
AULA 07 – AS POSSIBILIDADES DO SER HUMANO E OS 4 CAMINHOS
Todo ser humano possui uma ideia equivocada sobre si mesmo.
Somos tomados pela força da mente mecânica que nos provoca medo, insegurança, duvidas, preguiça,…, a mesma mente que nos ínsita a mentira e tantos equívocos.
Esta mente que gera ansiedade, expectativa no outro de ações que nos mesmos não temos,…, hipocrisia…porem para a sociedade queremos parecer seres perfeitos.
Somos egoístas, sínicos e mentirosos com nós mesmos,…, tudo isso revela nossa atrofia interna. É buscando dentro que a luz da verdade aparece e destrói nossas sombras e trevas.
Nossa ecologia planetária reflete nossa ecologia interna,…, ou seja, a nossa volta refletimos o que temos dentro.
Porém, podemos estabelecer uma mudança, uma reforma interna, alterar nossa frequência energética e vibrar com forças mais sublimes.
Podemos dizer que temos as classificações de 6 tipos humanos:
O instintivo movido por reações agressivas e imediatistas; O Emotivo influenciado pelas pessoas e com grande apego emocional a pessoas, lugares e situações; O Intelectual que teoriza e racionaliza tudo com a mente; O Místico que busca a verdade espiritual e vive em constante aprimoramento; O Mestre que encarnou a Força Cristica e trabalha em prol da humanidade; O Autorrealizado que eliminou todos os agregados psicológicos de sua constituição e é como DEUS.
Devemos buscar o Místico em nós para em seguida chegarmos a ser Mestres e Autorrealizados;
Em nossa busca podemos encontrar 4 caminhos para nossa expressão espiritual:
O Caminho do Faquir – pessoas que buscam desenvolver a vontade consciente impondo sacrifícios ao corpo físico. (inclusive mutilações e auto tortura)
O Caminho do Monge – pessoas que buscam o isolamento do mundo na busca pela fé e a devoção.
O Caminho do Yogue – pessoas que se dedicam a erudição pelo conhecimento teórico porem não realizam práticas de constatação.
O Caminho do Homem Equilibrado – pessoas que se desenvolvem nos 3 caminhos anteriores de forma equilibrada, utilizando práticas seguras e entendendo que nossa maior oportunidade de desenvolvimento é em sociedade, ou seja, na vida.
AULA 10 – COSMOLOGIA GNÓSTICA E A LEI DO 7
O céu sempre exerceu especial fascínio sobre o homem e todas as civilizações que nos antecederam se dedicaram a estudar os astros e sua relação com o homem e com a Terra, sabedores de que ‘assim como é em cima, é embaixo”, conforme assegura o conhecido axioma hermético
A Gnose nos surpreende ao alcançar o núcleo comum, as verdades veladas nas diversas mitologias das grandes culturas da nossa história, demonstrando que as narrativas fantásticas escondem realidades sobre a criação e o funcionamento do universo. Da mesa forma como é recorrente a ideia de ciclos (criação, expansão, retratão e extinção), também o é ideia da passagem de um estágio de desordem (caos) para o de ordem (cosmo). Tanto essas ‘coincidências’ quanto as descobertas da ciência moderna nos aproximam da inafastável conclusão da existência de um Princípio Inteligente dirigindo todo esse infinito oceano de matéria e energia.
A Cosmologia Gnóstica estuda o universo a partir da atuação das leis que o regulam, merecendo especial destaque a Lei do Três (Triamazkamno) e a Lei do Sete (Heptaparapashinock), as quais atuam criando e organizando o fruto da criação em ciclos impensáveis de tempo.
Estudaremos o Esquema Planetário Terrestre com suas cadeias, rondas, sete raças, cada uma delas com sete sub-raças e, por fim, compreenderemos a Era de Aquário e sobre quais valores a humanidade deverá se embasar para ser protagonista nesse novo momento da nossa querida Mãe Terra. Quais forças agiriam sobre a humanidade nessa Era? Como a humanidade pode se polarizar com as energias e influências elevatórias e positivas de Urano, o Logos Revolucionário, regente deste período.
AULA 11 – ANTROPOLOGIA GNÓSTICA
Um dos maiores enigmas a desafiar o homem é o da sua origem, sintetizado na tão conhecida e repetida pergunta: “de onde vim?” Para respondê-lo, duas grandes vertentes do conhecimento humano, a ciência e a religião, apresentam soluções. A ciência moderna, por meio da teoria embasada em estudos antropológicos, máxime, nos desenvolvidos por Charles Darwin, formulou a corrente evolucionista, readequada, mais modernamente, com a Teoria do Design Inteligente. A religião, por sua vez, e em especial a religião judaico-cristã, concebeu a explicação pela corrente denominada criacionismo.
Mas, e a Gnose? Como explica o surgimento, desenvolvimento e extinção da humanidade?
Nesse encontro, nos é apresentada a concepção hermética sobre a odisseia da centelha divina desde as regiões pleromáticas até os mundos inferiores. Utilizando-nos da figura da ‘Escada Divina”, acompanharemos a descida e ascensão da fagulha espiritual, no plano material a partir do reino mineral, até o hominal, passando pelo vegetal e animal. Conheceremos a diferença entre evolução, involução e revolução, para concluir que a centelha, a partir do momento que é dotada de consciência e livre-arbítrio, se confrontará com a missão de realizar o caminho de retorno, na condição de chispa autorrealizada e senhora de seu próprio progresso e aprimoramento.
AULA 12 – A MÁQUINA HUMANA E SUA MECANICIDADE
Em muitos momentos, justificamos as circunstâncias da vida cotidiana com a expressão “e se…”, fugimos da realidade, nos apegando em situações do passado ou fazendo projeções para o futuro.
Por que fugimos do presente?
Por que tentamos a todo momento justificar nossas decisões? Sim e não, dúvidas e indecisões nos atordoam continuamente, num batalhar incessante de antíteses.
Temos consciência do nosso pensar, agir e sentir, aqui e agora?
O que verdadeiramente nos move?
A psicologia gnóstica nos oferece ferramentas eficazes, que nos permitirão observar, identificar e compreender as forças que nos movem e como atuam em nós.
Somos movidos por energias positivas (virtudes) ou por energias negativas (egos)?
Nesse encontro teremos a oportunidade de conhecer as bases da Psicologia Gnóstica reveladas por Samael Aun Weor e sua proposta para o autoconhecimento, diferentes daquelas estabelecidas pela Psicologia Oficial. Aprenderemos a reconhecer, compreender e eliminar os mecanismos que nos impedem de perceber nossa própria mecanicidade e, a partir daí, convidá-los a iniciar a caminhada rumo ao despertar da consciência.
AULA 13 – O ESTUDO DO EGO
Dentro de cada indivíduo existem milhares de sujeitos que brigam entre si pela supremacia, sem ordem nem concordância. Embora acreditemos que tenhamos uma única vontade, na realidade possuímos tantas vontades quantos sujeitos existirem dentro de nós. A somatória desse conjunto formado por vários agregados (porque eles foram sendo construídos e agregados ao nosso Real Ser, devido à nossa inconsciência) constitui aquilo que em Gnose denominamos de Ego.
O Ego é a causa do sofrimento do Ser Humano, por isso deve ser reconhecido e aniquilado. Para isso, necessita-se estudá-lo, investigá-lo, desde sua origem, passando por suas manifestações e robustecimentos e, finalmente, planejando e realizando seu fim. Este é o trabalho realizado por quem deseja a verdadeira auto-realização.
A Gnose Aquariana de Samael Aun Weor possui ferramentas decisivas para auxiliar o ser humano em formação. É pensando assim que repetimos tantas frases desse Mestre de forma a manter um pouco da íntegra de seus ensinamentos.
O Ego possui 7 generais que comandam seus exércitos e que são comumente conhecidos como os 7 pecados capitais. Seria interminável se traduzir e citar todos os tipos de eus psicológicos dessas legiões que chegam a somar mais de 10.000. A estratégia é ir matando primeiro os soldados, de menos força, para depois lutar diretamente contra os generais ou eus-causas.
O Homem original, desde o Adam-Solus na 1ª raça, até parte do período da 3ª raça, o Lemuriano já com a separação dos sexos, não possuía Ego. No próprio Gênesis diz-se que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus pelos Elohim. Por isso, em termos gnósticos, também se explica em nossas aulas como o Ego se originou, nos remetendo a algumas explicações no contexto da Antropologia Gnóstica.
AULA 14 – OS 7 CENTROS BIOPSICOFISIOLÓGICOS
O conhecimento dos 7 centros biopsicofisiológicos do microcosmo humano é de grande importância e auxílio àqueles que buscam desenvolver um trabalho psicológico interno. O equilíbrio dos centros nos condiciona em conservarmos nossas energias criadoras, sem as quais não se desperta a consciência.
Trata-se de um tema para toda a vida, o qual só pode ser perfeitamente compreendido através da vida prática com dedicação e paciência.
Ao contrário do que em maioria se acredita, não possuímos um Ego ou Eu permanente e imutável. Dentro de cada pessoa vivem muitas pessoas.
Cada sensação que recebemos do meio externo nos gera emoções e pensamentos provocados por pequenos “Eus” de forma independente ou associada, mas totalmente desordenados.
De acordo com a Composição Setenária do homem, somos formados de 4 corpos inferiores denominados corpos lunares que são: corpo físico, corpo etérico, corpo astral e corpo mental. Esses corpos possuem biologia, fisiologia e psicologia próprias de cada pessoa. Através deles manifestam-se nossa personalidade, nossas virtudes e nossos defeitos que, por sua vez, aprisionam nossa essência. Esses elementos formam um sistema denominado como máquina humana.
A máquina humana se movimenta (como cilindros de uma máquina) através de 5 centros inferiores de atuação: Intelectual inferior, Emocional inferior, Motor, Instintivo e Sexual.
Por outro lado, todo aquele que desejar intimamente se libertar desse aprisionamento pode iniciar esse caminho através da observação de seus próprios processos internos.
Por outro lado, também possuímos 2 centros superiores: Intelectual Superior e Emocional Superior. O Ego não consegue atingir os 2 centros superiores. Assim, quem desejar eliminar o ego, necessita conhecer a fundo os 5 centros inferiores e abastecer-se com as inteligências e as emoções dos centros superiores, como recomendou o V.M. Samael Aun Weor.
Entender e passar a controlar a própria máquina e refiná-la, organizar suas energias e funções, desenvolver a honestidade de propósito e consagrá-la ao trabalho sobre si faz parte do mecanismo e das ferramentas ensinadas nessa aula do curso de Gnose.
AULA 15 – TRANSFORMAÇÕES DE IMPRESSÕES E A CHAVE SOL
Nesta aula aprofundaremos o tema da psicologia Gnóstica, onde estudaremos como os agregados psíquicos se alimentam e crescem dentro de nós mesmo, que é através das impressões que nos chegam através dos cinco sentidos. Veremos técnicas como a chave SOL (sujeito, objeto e lugar), que são utilizadas para nos manter conscientes durante o dia, para então termos a oportunidade de observar o momento exato das reações psicológicas e transformar impressões por exemplo de orgulho em humildade de ira em paciência, etc.
Veremos ainda como se processa a dissolução dos agregados psicológicos na meditação de morte do Ego.
AULA 16 – O ESTUDO DA CONSCIÊNCIA
“Quando o Ego for derrotado e aniquilado, a Consciência resplandecerá e obterá a sabedoria profunda e a máxima felicidade. A Salvação, diriam as religiões cristãs; a Liberação, para os orientais.” V.M. Samael Aun Weor.
Em sua etimologia temos: Do latim “cum se scire actionem”, ou seja, quando se sabe a ação.
As pessoas confundem Consciência com inteligência ou intelecto. Mas não suspeitam que uma pessoa muito inteligente ou letrada possa ser uma pessoa completamente equivocada espiritualmente. A Consciência não provém das capacidades mentais humanas, mas sim de um aprendizado interior, além do puramente intelectual ou emocional.
É a consciência que nos permite conhecermos a nós mesmos. A Consciência nos dá o conhecimento do integro do que “é”, de onde “se está”, do que realmente se “sabe” e certamente do que se ignora.
Entretanto, vivemos com a Consciência adormecida, realizamos os afazeres de nosso dia a dia de forma mecânica, subjetiva. É necessário que despertemos a Consciência para entendermos nossos processos pessoais, nossos karmas e darmas, nossa família, nossa vocação e dificuldades, nosso temperamento e assim por diante.
O Ego é o principal inimigo da Consciência, pois, somente com a aniquilação do Ego se libera a Consciência. Assim, na aula do curso de gnose sobre Consciência, é ensinado o procedimento completo da meditação para eliminação do Ego, conforme a didática do V.M. Samael Aun Weor e a disciplina psicológica da Gnose.
Do conhecimento adquirido, do contato direto com a Verdade, se faz a Consciência. A Verdade é radical, atemporal, é o desconhecido de momento em momento, é uma questão de experiência direta. Já a mente é contraditória, temporal, rotuladora.
Por trás de nossa educação, vida social e profissional, dos títulos e do dinheiro que se tem, há o Nível de Ser. O que realmente importa é a maneira de ser de cada pessoa. O Nível de Ser traduz a forma como as pessoas buscam a verdade, como elas manifestam sua consciência, qual o grau iniciático.
Por outro lado, o Nível de Consciência se refere em como está o Ser, como ele se manifesta. Existem basicamente 4 tipos humanos resumidos em Eikasia, Pistis, Dianóia e Nous (autognose).
Finalmente, citemos, também, os 4 estados de Consciência, que são Sonho, Vigília, Autoconsciência e Consciência Desperta.
AULA 17 – A SACRALIDADE DO SEXO
Nossa existência física inicia-se pelo próprio sexo, todos os seres nascem de um útero materno. Contudo, mesmo assim, temos visto o sexo como algo reprovável. A explicação para isso é a ignorância para a própria sacralidade do sexo, permitindo-se que a mente embotada de maledicências corrompa o verdadeiro papel do sexo como porta para a espiritualidade. Devido a sua máxima importância, podemos encontrar o sexo em vários tratados, filosofias, povos, ciências, religiões e inclusive em todas as obras sagradas tal como na Bíblia. Documentos antropológicos antigos, como os códices egípcios, maias, incas, astecas, templos hindus e tibetanos, mostram o sexo como um meio de se unir ao ABSOLUTO.
A palavra sacramento provém do latim “sacra” ou “sacrum” e tem uma íntima relação com o osso sacro da coluna vertebral. Essa parte da espinha dorsal chamada de sacro-cóccix, que faz parte de nosso Sistema Nervoso Central, está justamente próxima dos órgãos sexuais e do chacra Básico onde Kundalini está enroscada 3 vezes e meia. Todo o poder para regenerar ou degenerar está nessa porta, o sexo.
A Sacralidade do sexo é inquestionável para quem possui a consciência desperta, uma vez que em toda a natureza, em toda a criação do universo, nos elementos químicos, nos cultos dos povos primitivos como os apresentados na aula do curso de Gnose sobre a Sacralidade do Sexo. Tudo inspira e transpira pura sexualidade, tudo existe graças a essa energia que pulsa no centro de cada planeta, de cada Ser, de cada molécula, de cada átomo, de cada alma mineral, vegetal, animal, humana, angélica e assim por diante.
Mas, independentemente do ser humano estar desperto, essa força maravilhosa é manipulada por ele, podendo conduzi-lo ao ascenso a Deus ou ao descenso aos submundos conhecidos como mundos infernos. Assim, ora como crianças inconscientes desprovidas de educação, ora como crianças rebeldes, a grande parte da humanidade tem se deixado levar pelo mau uso do sexo chegando ao estado de degeneração em que nos encontramos atualmente.
Felizmente, Samael Aun Weor nos deixou através de sua Obra, um caminho para que todas as pessoas pudessem chegar a esse conhecimento transcendental do sexo, numa linguagem acessível aos dias de hoje, para que todas as pessoas tenham acesso à porta para sua própria regeneração e redenção. Esse caminho já havia sido ensinado por Hermes Trismegisto, o três vezes grande Deus Íbis de Thot, João Batista, o Ungido, Quetzalcoatl no México, Krishna e Buda na Índia, pelo nosso Salvador Salvandus Jesus Cristo e muitos outros. Mesmo assim, poucas são as almas que aproveitam esse ensinamento ou porque o rechaçam ou porque não conseguem compreende-lo.
AULA 22 – O ESTUDO GNÓSTICO DAS RELIGIÕES
Nesta aula vamos estudar a religião sob a visão Gnóstica, abrangendo as doutrinas religiosas de diversos tempos e culturas. Veremos as características compartilhadas por todas elas como, por exemplo, o dogma, a moral e o culto. Abordaremos dados sobre as principais formas religiosas atuais e do passado, como número de praticantes, livros sagrados e seitas (ramificações).
Veremos ainda como a Gnose (conhecimento superior) estava presente em cada uma destas tradições religiosas, em suas versões puras, através dos três fatores de revolução da consciência, ou seja, a mesma Verdade Eterna com roupagem diferente, apenas adaptada a diversos tempos e culturas.
AULA 23 – A SENDA INICIAÇÃO
A Iniciação, compreendida como processo de expansão de consciência e, metaforicamente, como ‘transposição da porta do Reino Interno’, é tema instigante e desafiador, pois, apesar de despertar anelos de comunhão com o Altíssimo, sempre esteve envolto por espesso véu de mistério.
A parábola do Filho Pródigo, contada por Jesus, o Luminoso da Judeía, ocultou o trajeto de retorno ao lar paterno do filho que dissipou todos os tesouros recebidos quando deixou a ‘Casa Paterna’. Se naquela época, a iniciação era tema reservado a poucos escolhidos, coube a Samael Aun Weor rasgar o véu de mistério e trazer a público, na segunda metade do século passado, minucioso e detalhado mapa do caminho.
O Mestre Gnóstico fala-nos das provas dos 4 elementos, do encontro com o Guardião do Umbral, das Iniciações Menores e, de forma profunda, da descida “à forja acesa de Vulcano” – prova máxima para ingresso do aspirante nesse caminho de Luz.
Relata-nos, com impressionante riqueza de detalhes, as sete (7) Iniciações de Fogo seguidas das sete (7) de Luz, até chegar aos píncaros da 2.ª e 3.ª Montanhas Iniciáticas, tão bem representadas pelos 12 trabalhos do Cristo grego, Hércules, o Homem Solar.
Saberemos ainda como eram realizadas as provas na antiguidade, como ocorrem atualmente e a importância de se pertencer a uma ordem iniciática.
AULA 24 – MAGIA BRANCA
O mundo é perpassado por invisíveis e poderosas correntes de forças que podem ser utilizadas para fins altruísticos, desinteressados e humanitário (Magia Branca). Podemos, pois evoluir da condição de joguetes dessas forças para a de seus senhores e senhoras, transformando a vida prática num continuo ato de magia, por meio da reta utilização do verbo, da vontade e da imaginação criadora.
Mas essas forças, essencialmente neutras, podem tanto ser canalizadas para obras de realização do bem, como podem ser utilizadas para fins egoícos, daí nascendo os dois grandes ramos dessa Ciência Real. E como poderíamos reconhecer, discernir entre a magia que nos eleva, que está a serviço do bem, daquela que nos arroja na dor e cria responsabilidade kármica?
A humanidade teve grandes magos e magas, homens e mulheres que, por meio do trabalho sobre si mesmo e expansão de consciência, conquistaram a ‘espada mágica’ ou a ‘varinha de condão.’
Que relação há entre magia e castidade científica?
A Magia, como disciplina essencialmente prática, tem suas fórmulas, rituais, sinais e objetos, servindo para os mais variados fins; limpeza de pessoas e ambientes, proteção psíquica, conexão com Íntimo, cura, auxílio para o trabalho iniciático etc. Nesse encontro, aprenderemos, também, algumas das principais práticas mágicas, tais como a realizar conjurações, invocações e a consagrar objetos, para ativar suas propriedades de proteção e de poder.
É uma aula, verdadeiramente, de pura Magia!
AULA 25 – O EXERCÍCIO DA MAGIA BRANCA
Nesta segunda aula de magia são aprofundados os conhecimentos da primeira aula de Magia Branca.
Os estudantes terão a oportunidade de conhecer os principais símbolos utilizados em magia branca. Veremos que o Pentagrama Esotérico significa o Homem e Mulher autorrealizados e que está presente em todas as práticas de Magia Branca, bem como para a proteção de pessoas e ambientes.
Será demonstrado presencialmente como fazer o sinal da estrela Microcósmica, que é uma sequência de movimentos corporais que formam esse símbolo do Pentagrama esotérico em todos os planos da natureza (Pentalfa envolta em um círculo e de pé).
São apresentados e explicados os elementos necessários para se montar um sânctum Gnóstico (altar para orações e práticas), bem como o simbolismo de cada elemento.
AULA 26 – O FUTURO DA HUMANIDADE
“O fim está próximo!” Sem dúvida, é algo que todos já ouvimos alguma vez na vida. A julgar pelo atual estado da humanidade (degeneração, guerras, intolerância, violência, drogas etc.), estamos fadados à extinção. Muitas foram as civilizações do passado que também encontraram o seu declínio em decorrência de suas más escolhas e mau uso das energias. Porém, nunca antes uma humanidade inteira esteve prestes a presenciar o final dos tempos. Em outras palavras, pode haver um fim do mundo, uma destruição completa do planeta. Muitas foram as previsões e os profetas; poucas são as certezas. O fato é que nós, a humanidade, um dia pereceremos (seja por nossa ação irresponsável contra a natureza, seja por meio de guerras, catástrofes, pandemias ou eventos cósmicos). Além disso, um fato está cada vez mais próximo de ser revelado: a existência de vida extraterrestre. Essa, inclusive, poderia ser uma das causas de nosso desaparecimento da face da Terra. Entretanto, Samael Aun Weor, iniciador da Nova Era de Aquário e Mestre responsável por resgatar a Gnose no século XX, ensina que não devemos temer, haja vista que essas mudanças sempre ocorreram e continuarão a acontecer ciclicamente: devemos, sim, lutar contra o medo, contra o apego, contra o ego. Devemos, também, abrir nossas consciências para uma realidade interna, na qual poderemos acessar e encontrar todas as respostas que buscamos (ou as perguntas corretas a serem feitas). Nada de fanatismo ou misticismo, e sim busca e experimentação direta das verdades espirituais. Há sempre uma realidade além da própria realidade.
Telefone e Whatsapp 85 99156-8464
E-mail
gnosefortaleza@gmail.com
Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE