CHAKRAS: PRÁTICAS PARA EQUILIBRÁ-LOS E DESENVOLVÊ-LOS
Chakra é um termo sânscrito que significa “roda” ou mais especificamente “disco em rotação” ou “vórtice”.
Os chakras são portais energéticos do ser humano, são janelas energéticas que trocam energia com o ambiente. A palavra chakra também indica movimento. Esses centros energéticos introduzem movimento porque transformam a energia psicofísica em energia espiritual.
Os 7 chakras principais do ser humano são:
- O chakra Muladhara, coccígeo, básico, raiz ou fundamental, situa-se entre os genitais e o ânus e sua raiz fica na base da coluna vertebral, ligando-nos ao elemento terra;
- O chakra Swadhisthana, Pélvico, Prostático ou Sexual, situa-se 4 dedos acima dos órgãos sexuais, no púbis e nos conecta ao elemento água;
- Chakra Manipura, também conhecido como Umbilical, ou plexo solar, localiza-se na região do umbigo e está relacionado ao elemento fogo;
- Chakra Anahata ou cardíaco, localiza-se na região do coração e relaciona-se ao elemento ar;
- Chakra Vishudda ou laríngeo, localiza-se na região da garganta, conectando-nos ao elemento AKASHA, o éter ou vibração da consciência;
- Chakra Ajna ou frontal, localiza-se no ponto entre a sobrancelha e nos conecta a vibrações de um éter ainda mais sutil, o AKASHA da Alma;
- Chakra Sahasrara ou Coronário, assenta-se na glândula pineal e relaciona-se com o AKASHA espiritual.
Cuidar dos nossos chakras é como “recarregar nossa bateria interior”, para que estejamos em nosso melhor estado físico, mental, emocional e espiritual. É essencial para termos uma vida mais saudável e significativa e para a nossa “revolução” interior para transformação da consciência.
Os chakras influenciam a nossa saúde física, bem como a saúde emocional, podendo alterar nosso Biocampo quando estão em desequilíbrio. Biocampo ( “Biofield” ) é o termo que o Instituto Nacional de Saúde dos EUA utiliza para o campo vibracional de informação que rodeia e interpenetra o corpo humano, composto de energias eletromagnéticas e sutis (metafísicas).
Os chakras também se relacionam com a saúde em termos de hormônios e neurotransmissores, os quais comandam nosso metabolismo, sistema nervoso e humor, sendo produzidos pelas glândulas e organelas cerebrais. Alguns deles, também influenciados pelos chakras correspondentes, são a acetilcolina, norepinefrina, dopamina, ácido gama-aminobutírico (GABA), glutamato, serotonina e histamina. Essas substâncias químicas cuidam de nosso ciclo de sono, de nosso humor, de nosso prazer, alegria, satisfação, de nossa criatividade, estado de ânimo, calma, foco, memória, aprendizagem.
O mestre gnóstico contemporâneo Samael Aun Weor aborda os chakras em seu livro O Matrimônio Perfeito, relacionando-os com nossas glândulas: “As sete glândulas mais importantes do organismo humano constituem os sete laboratórios controlados pela lei do triângulo. Cada uma das glândulas tem seu expoente em um chakra do organismo”.
Que tal você cuidar e desenvolver seus chakras para ter mais saúde física, mental, energética e espiritual, aumentando seu padrão energético para ser muito mais feliz e realizado?Apresentamos para você leitor algumas técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia para ajudar nessa jornada de Equilíbrio e Desenvolvimento dos chakras:
- Meditação, uma prática poderosa que permite que a energia vital flua através dos meridianos e centros de energia do corpo.
- Mantraterapia, que é uma prática que utiliza mantras, repetição de sons sagrados, para equilibrar e ativar os chakras. As mantralização das vogais sagradas e a prática de Mantras hindus específicos são os mais indicados para essa finalidade (essas práticas são ensinadas detalhadamente nos cursos das instituições gnósticas).
- Imaginação Consciente, que pode transformar a maneira como percebemos o mundo, tornando-nos mais pacientes e serenos. Nossa energia vital vai para onde direcionamos nosso pensamento e a imaginação consciente foca o pensamento de forma suave e poderosa.
- Transformação Psicológica de Impressões: pensamentos, emoções e hábitos têm um impacto direto nos chakras. Sentimentos de medo e raiva podem desequilibrar o Chakra Básico, enquanto sentimentos de proteção e confiança podem gerar o efeito contrário. Por isso, desenvolver o hábito de transformar as impressões e manter pensamentos positivos é essencial. Nas instituições gnósticas são detalhadas as técnicas de auto-observação e transformação de impressões e energias psíquicas.
- As terapias energéticas, como o Reiki, atuam diretamente nos chakras, canalizando a energia vital do universo. Essas terapias requerem a conscientização do paciente e a pureza dos sentimentos do terapeuta.
- Cromoterapia, que é uma técnica que utiliza aplicação de luzes, com cores específicas para promover o equilíbrio físico, mental e emocional.
- Aromaterapia, que é uma técnica terapêutica que utiliza óleos essenciais para promover bem-estar, harmonia e equilíbrio energético.
- Musicoterapia (músicas especiais para os chakras), técnica que utiliza ritmos, arranjos e frequências de cura para trazer harmonia e equilíbrio aos centros energéticos do corpo, pois cada chakra está associado a uma frequência específica e, ao ouvir música que ressoa com essas frequências e ritmos, o fluxo de energia dentro do seu corpo é estimulado e restaurado.
- Gemoterapia, que é a aplicação de cristais para emitir energias e vibrações que se sintonizam com esses centros de energia, restaurando o seu equilíbrio.
- Iniciação Gnóstica, que é um trabalho mais profundo com os Chakras, práticas para Despertar e Desenvolver a Kundalini através do Tantrismo Luminoso Gnóstico, que é ensinado nos módulos avançados dos cursos ministrados em instituições gnósticas de linha samaeliana.
Qual tal então praticar essas técnicas e torná-las hábitos em sua vida?
Equilibrando e desenvolvendo nossos chakras, além de termos mais saúde integral e sermos mais felizes, ajudamos a melhorar o mundo com o aumento da nossa vibração energética, tornando-nos instrumentos concretos para servir a humanidade e todos os seres.
Renata Ary, empresária e instrutora da Associação Gnóstica de Fortaleza