Artigo

A Arte da Massagem

A Arte da Massagem

A massagem é uma das mais antigas e simples formas de terapia e tem sido usada no Oriente há milhares de anos.

Há registros em desenhos com mais de 5.000 anos do uso de técnicas de massagens na China, Japão, Egito e na antiga Pérsia, hoje Irã.

Escritos em Papiros e gravados em pedras, descobertos no Egito, mostram que a massagem fazia parte da vida cotidiana dos faraós. O Papiro de Smith, com cerca de 4.000 anos, apresenta profissionais especializados em fraturas e problemas ósseos utilizando a massagem como método para tratamento de enfermos.

Na China, o Huang Di Nei Jing, o Clássico de Medicina Tradicional Chinesa, obra com milhares de anos, refere-se à massagem como uma técnica eficaz para tratar diversas doenças.

Na Índia, o Ayurveda, obra também com milhares de anos, faz referência à massagem e introduz termos como fricção.

No Ocidente, a  massagem foi utilizada nas medicinas grega e romana.

Hipócrates (460-370 a.C.), o “Pai da Medicina”, que viveu na Tessália, Grécia antiga, recomendava “esfregar” para ajudar o corpo.

Galeno (130-210 d.C.), de Pérgamo, cidade grega, mas que viveu em Roma, apresentou e registrou por escrito classificações detalhadas e descrições de técnicas de massagem em termos de qualidade (pressão e direção) e quantidade (frequência e tratamento). Escreveu aproximadamente 16 livros relacionados com técnicas de massagem.

Na Europa, durante a Idade Média, o uso da massagem como prática clínica desapareceu, pois a Igreja Romana pregava que a massagem tinha uma conotação sexual.

A partir do século XVI, devido às viagens para o Oriente, as técnicas de massagem foram redescobertas e espalharam-se por diversos países.

Hoje são inúmeras técnicas que estão à disposição das pessoas, proporcionando relaxamento muscular, alívio da dor, melhoria da circulação, melhor elasticidade da pele, diminuição e controle do estresse, além de outros benefícios.

Entre essas técnicas estão: Do-in, Shiatsu, Tui-Na, Reflexiologia, Massagem Modeladora, Drenagem Linfática, Shantala.

SANDRA M. ABILEL é Terapeuta Holística, Instrutora e diretora fundadora do Instituto Gnóstico Interdisciplinar em Santos/SP – IGNIS.

 

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais

NOSSAS REDES