Artigo

Pai-Mãe Divino – Oração Pai Nosso (parte 3)

A Oração do Pai Nosso: “a busca de uma profunda amizade com quem sabemos que nos ama” (**)

Na parte 1 deste artigo que trata dos Mistérios do Pai-Mãe Divino, abordamos a beleza da unicidade da criação, manifestando-se de forma complementar e cooperativa em seus lindos aspectos masculino e feminino.

Na parte 2 estudamos as 7 Funções Sagradas do Eterno Masculino e do Eterno Feminino de Deus, vendo estas manifestações nas ações divinas concretas em nossas vidas.

E finalizando essa “trilogia”, elaboramos esse artigo para orientação de Meditação Mística Gnóstica, onde cada frase deve ser refletida, meditada, pois foi inspirado e desenvolvido com base nos livros dos Mestres Samael Aun Weor, especialmente no Livro Catecismo Gnóstico (trecho marcado com * no texto),  na obra de Teresa D’Avila, em especial no  livro Caminho de Perfeição (marcado com **), na obra de João da Cruz, nos ensinamentos de Jesus, em especial no Sermão da Montanha (marcado com ***), assim como de todos os demais seres iluminados que nos ajudam constantemente a trilhar o caminho da Iniciação.

Continuemos, portanto, nossa jornada, onde veremos um maravilhoso método de Conexão com o Pai, ensinado por Jesus e conhecido como a Oração do Pai Nosso.

Antes de iniciar sua vida pública, Yeshua Ben Pandirá (Jesus) passou 40 dias de silêncio e meditação no deserto, marcando as colinas de Kurum Hattin (próximas ao lago de Genezaré), com sua primeira mensagem divina.

Foi nesse lugar onde Ele proferiu o que conhecemos hoje como “o Sermão da Montanha”. Todo esse belíssimo texto pode ser encontrado no evangelho de Matheus capítulos 5 a 7.

O texto é composto de ensinamentos esotéricos profundos, apesar de ter sido proferido em campo aberto a todos que lá estavam.

O Sermão da Montanha, para ser compreendido, deve ser meditado, deve ser lido com a alma, para que assim possamos ouvir o nosso Sermão da Montanha Interno, que há de ser proferido pelo nosso Cristo Íntimo.

Ele é integralmente espiritual e cósmico; não é uma teoria que devamos crer, mas sim uma realidade que devemos “Ser”.

Diz Uberto Rohden:

“Nele se encontram o oriente e o ocidente, o brahamanismo e o cristianismo e a alma de todas as grandes religiões da humanidade por que é a síntese da mística e da ética, que ultrapassa todas as filosofias e teogonias meramente humanas”.

É no evangelho de Matheus (capítulo 6) onde o Salvador nos ensina como podemos nos comunicar e conectar com o nosso Pai Interno, e com o Pai de nosso Pai, ditando a primeira Oração da era cristã: O Pai Nosso!

Essa oração é um verdadeiro tesouro capaz de nos elevar ao mais profundo êxtase se pronunciada com devoção e profundo Amor.

Façamos então consciência de sua dádiva para usufruir dos dons que ela nos proporciona, nos recolhendo internamente, libertos das amarras do mundo e seguindo as orientações de Yeshua Bem Pandira, quando diz:

Quando orares, entra no teu aposento, e fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê em oculto, te recompensará. (**)

Porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes mesmo de pedirdes. (**)

E fala assim….

PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS  

  1. Oh filho de Deus, Senhor meu! Quantos bens nos dá logo na primeira palavra dessa tua oração”, nos dizendo: “Nosso Pai”! E dessa forma nos fazendo teu irmão. O Cristo e nós somos irmãos! (**).
  2. “Quanto vos humilhais a ponto de se unir a nós para pedir junto conosco, se fazendo nosso irmão, irmão de criaturas tão vis e pequenas!”
  3. Nos lembrando de nossa origem divina, e de que somos irmãos de todas as criaturas do universo.
  4. Pai Nosso que estais no céu…tu és o nosso criador
  5. Criador que vive e reina sobre todas as criaturas, em todos os tempos
  6. Porque Tu és o Pai de todas elas, e estás no mais alto e nobre de meu Ser. (*).
  7. Me permite meu Pai, compreender esse grande mistério de que onde está Deus, aí estará os céus, aí estará o Teu Reino, aí estará a Tua Luz
  8. Pai nosso que estais nos céus…

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME

  1. Santificado seja o Verbo Divino, expressão de Teu infinito amor e graça. Verbo que tudo cria.
  2. Exército da voz que na aurora da criação permite que todos sejamos criados, e por Teu amor sejamos protegidos e inspirados.
  3. És o alento, o sopro de vida, a palavra perfeita que tudo sustenta.
  4. Porque Tu estás em meu entrecenho e dará a meus olhos, espiritualidade e luz de sabedoria. (*).
  5. Porque tu estás em minha laringe Creadora e dará à minha língua, a virtude de despertar Teu Amor em todos os corações. (*).
  6. E por Tua vontade e glória, assim me inspira, para que meu verbo seja o Teu verbo, e possa eu expressar toda Tua beleza e toda Tua glória
  7. Santificado seja o Teu nome, e com Ele inspira nossos corações para que sempre Te busquemos!
  8. Sempre, sempre por amor a Ti.
  9. Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome…

VENHA A NÓS O TEU REINO

  1. Vem Senhor ao meu coração, porque dele Tu fizestes Teu altar e de minha alma Teu templo, e de meu amor Teu lar. (*).
  2. Permitindo que Teu filho tão amado, humildade de todas as humildades, sendo uno Contigo, se desdobre e interceda por nós, pedindo que venhas até nós.
  3. Intercedendo junto a Ti, meu Deus, para que Teu reino se faça presente em nossos corações tão frágeis, tão sofridos, e que Teu céu se faça presente também dentro de todos nós.
  4. nos permitindo falar Contigo, sentir Tua doçura, ouvir a Tua voz, sem precisar ir aos céus infinitos, nem ter asas, nem clamar em alta voz…pois estás dentro de mim. (**).
  5. Teu filho santo conhece nossas debilidades e sabe que sem Ti, nada somos, nada podemos!
  6. E com Tua suprema sabedoria faz de meu coração Teu altar.
  7. Define os meus caminhos.
  8. Ouve Senhor as minhas angústias, pois és Pai amoroso….nosso Pai..Pai Nosso!!
  9. Oh senhor! Permite recolher-me no céu de minha alma, onde está Teu reino e poder sempre estar Contigo.
  10. Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome, venha a nós o Teu reino…

SEJA FEITA A TUA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NOS CÉUS

  1. Meu Deus, tão grande é a Tua graça de nos fazermos irmãos de Teu filho e de nos permitir que Teu reino esteja dentro de nós…. Que é justo que retribuamos por tamanha luz, tamanha misericórdia. (**).
  2. E o que desejas, meu Senhor? Sim, desejas nossa vontade, para que a Tua vontade, que é plena de sabedoria, de luz e de verdade seja a nossa própria vontade.
  3. “Seja feita Tua vontade assim na terra como nos céus.”
  4. É tão justo assim nos pedir, pois uma vez que a terra de minha alma se torna céu, trazendo para dentro de mim o Teu reino, é possível fazer a Vossa vontade sempre! (**).
  5. Oh misericórdia divina, sem essa graça, jamais poderíamos
  6. Amor de minha alma, dou em Tuas mãos, com alegria, a minha vontade, para que se faça a Sua, assim no céu como também na terra.
  7. Mas te peço meu Senhor: inspira em mim Tua coragem e Tua força, virtudes que buscarei em Teu reino, e que colocastes dentro de mim, por pedido e graça de Teu filho tão amado.
  8. E desejo que jamais cesse minha dívida para Contigo, para que, devedora de tanto, sempre possa Te servir e amar
  9. Eis aqui a Tua serva (a minha alma humana), e faça em mim a Tua vontade. (*).
  10. Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome, venha a nós o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus…

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE

  1. “Bendito e amado Cristo, filho de Deus…. Tu sabes o quanto é difícil para nós cumprirmos o que prometestes a Teu Pai: que “seja feita a Tua vontade”
  2. “Conheces nossas fraquezas, e por ser tão piedoso, e nós tão fracos, na Tua bondade viu que era necessário remediar essa situação para que pudéssemos dar de nós a nossa vontade e merecer o Vosso amor divino”E assim meu Senhor, pede novamente por nós ao Pai, que Ele nos dê “o Pão nosso de cada dia”. (**).
  1. O pão do corpo e o pão da vida! Sacrifício divino e silencioso da terra e dos céus.
  2. E me lembro de Tuas palavras quando nos alertastes sobre nossas preocupações, e disse: “Olhai os lírios dos campos, eles não tecem nem fiam, porém nenhum rei da Terra se veste como um deles”, e continua “Buscai primeiro o reino dos céus, e tudo vos será dado em acréscimo”. (***).
  3. E nos dá muito mais…nos dá também o alimento que sustenta nossa alma!
  4. Esse sacrifício divino dos céus que pelo corpo e pelo sangue de Teu filho tão amado, nos remedia e sustenta nossa alma.
  5. Nesse momento somos arrebatados, e nos vemos ajoelhados diante do Cristo crucificado. E mesmo sem merecer, levantamos nosso olhar e miramos em Seus olhos, beijamos Seus pés amorosos, e agradecemos Seu imenso sacrifício ao impregnar no Trigo e na Uva, a Sua Energia Divina, com todo Seu amor, toda Sua força, toda Sua beleza, e permitir que através do milagre da transubstanciação seja realizado o mistério da vida em todos os planos da natureza.
  6. Nos impregnamos de Ti, de Teu mais profundo e infinito amor.
  7. Nos sustentamos de Ti para termos forças de fazer Tua vontade agora e sempre.

Porque tu és o doador de todos os bens meu Senhor! (**).

  1. Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome, venha a nós o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus. O Pão nosso de cada dia nos dá hoje…

PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO  

  1. Divino mestre que vieste para lavar nossas almas com teu precioso sangue, e com tua paixão e morte, nos ensina a perdoar a quem nos ofende. (*).
  2. ..e quanto nós nos ofendemos!!!…e por tão pouco…que vergonha
  3. Quanto ofendemos ao nosso Deus e Pai, que tudo nos dá!!! Quanta tristeza…….
  4. Disse Francisco de Assis em sua imensa sabedoria, ensinando ao mundo o melhor de todos os remédios: “é perdoando que se é perdoado
  5. Quanta luz em tão poucas palavras.
  6. Fazei-nos meu Deus, compreender que não nos conhecemos, e que nos apresentamos diante de Vós com as mãos vazias, ignorantes que somos de nós mesmos…perdoai-nos, por misericórdia…” (**)
  7. Somos inconscientes, não nos conhecemos, pouco trabalhamos sobre nós mesmos e mesmo assim pedimos por Teu perdão, por Tua bondade e misericórdia!!!
  8. Ajuda-nos primeiro a perdoar para sermos perdoados, compreender nossos defeitos e nos arrependermos.
  9. E nos lembrarmos de Teu sacrifício supremo na cruz, quando pediste por nós falando assim: “Pai, perdoai-os, eles não sabem o que fazem” …quanta verdade!!!
  10. E é por esse motivo, que todos os santos e mestres sempre se alegraram com as injúrias e perseguições que sofriam, pois assim podiam amealhar virtudes para Te oferecer e pedir Teu perdão, Tua ajuda. (**) …agora eu compreendo..
  11. Por que Senhor, que ainda assim, valoramos o mundo se sabemos que o verdadeiro tesouro não está nele?
  12. Rogo por Tua luz para extirpar de mim essa ignorância!
  13. Oh Pai! Nos ajuda a compreender que para fazer a Tua vontade, teremos sempre que ter perdoado tudo e todos…
  14. Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome, venha a nós o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. Perdoai nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido…e

E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DE TODO MAL, AMÉM

  1. Oh Divino Rabi, se estamos contigo nos livramos das tentações, e de todos os perigos. Por isso não permitas que nos separemos de Ti. (*).
  2. Mas prova-nos Senhor, corrige-nos com Teu bastão…e Te peço, não deixe que as tentações externas e internas nos vençam….
  3. Ajuda-nos a vencer a ira, o orgulho, a vingança e tantos outros inimigos que nos tentam a reagir e Te ofender…
  4. Oh Instrutor Divino, Pai adorado….nos treina para que possamos ser fortes, e ampara-nos para que não caiamos, e não nos afastemos de Ti jamais.
  5. Considera nossa fraqueza Senhor e permanece conosco.
  6. Diz o sábio: “Provas nos dá senhor, mas com elas, fortaleza!
  7. Sê meu guia, minha fortaleza, meu mais sábio instrutor.
  8. Não permitas que jamais troquemos nossa primogenitura por um prato de lentilhas, jamais!
  9. Não nos deixe cair nas tentações deste mundo de ilusões.
  10. Sê a força divina, a alavanca poderosa que moverá todas as nossas forças para vencermos as tentações deste mundo.
  1. Protege-nos a cada instante de todo o mal que nos tenta.
  2. Não nos deixe cair em tentação…
  3. E nos inspira para trabalharmos incessantemente, para que todo o mal seja expurgado de dentro de nós.
  1. E que as flores do Teu amor cresçam dentro de nós, e esparjam Teu aroma divino de vida, para tudo e para todos.
  1. Assim seja, Amém, Amém, Amém!

Heloisa Pereira Menezes é nutricionista, profissional de logística do mercado financeiro
e instrutora de Gnose da Associação Gnóstica de Fortaleza, março de 2025

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais

NOSSAS REDES