Artigo

Estresse e Ansiedade, eu? Cinco dicas para lidar com eles…

ESTRESSE E ANSIEDADE, EU ?
CINCO DICAS PARA LIDAR COM ELES…

O estresse e a ansiedade são doenças da vida moderna, que nos impõe sua alta velocidade, rotina multitarefas, consumo exagerado, busca por prazeres e sede infinita de atividades e de relacionamentos, inclusive nos afastando da natureza, sempre revigorante e serena.
O que faço se ficar sem tantas atividades? Como posso ficar sem comprar alguma coisa? Se ficar fora das redes sociais me sinto só! E se eu perder o filme ou a série de TV, como conversarei com meus amigos?  Não consigo ficar sozinho(a) comigo mesmo(a)! Preciso ficar rico até os 40 anos, para parar de trabalhar!
Pois é, este excesso de expectativas, de adrenalina no corpo o tempo todo, acaba por provocar danos ao organismo, desde problemas do sistema nervoso e cardiovascular, até a infusão descontrolada de oxidantes, além de disfunções psicológicas, distúrbios no sono, problemas de relacionamento e uma série de outros malefícios. Quem é estressado sabe…
Qual a solução?
São muitas as ferramentas disponíveis, mas podemos sintetizá-las em cinco ações, baseadas na Filosofia Gnóstica, a qual sempre foca em nossos próprios comportamentos e hábitos.
Primeira ação – agenda útil: reveja sua rotina, eliminando tarefas e atividades acessórias, sem importância. Priorize o que é essencial. Descarte agendas inúteis e relacionamentos tóxicos.
Segunda ação – mãe Natureza: cultive os contatos com a natureza, um parque, uma praia, um rio, uma montanha, um belo jardim. A mãe natureza tem a capacidade de nos relaxar e revitalizar.
Terceira ação – agentes hiperexcitantes: atente para o excesso de nutrientes que lhe aceleram demais (redes sociais, alimentos, bebidas, músicas, filmes, diálogos, viagens em excesso), pois eles são muito excitantes, muito agitados, levando-nos a um ritmo frenético e de velocidade crescente e inconsciente.
Quarta ação – cuide da alma: cultive uma prática espiritual relaxante, como orações, pranayamas (exercícios respiratórios), meditação, mantras, dança sagrada, cerimônias na natureza etc.
Quinta ação – gula de futuro: entenda que o estresse e a ansiedade são advindos de pré-ocupações (atividades antecipadas, literalmente “ocupar-se antes”), daqueles pensamentos e tensões ligados ao futuro, com base no “preciso resolver agora para me desocupar daqui a pouco”. Só que este círculo vicioso de tensões vai sendo empurrado para frente e você nunca se desocupa, continua a viver preocupado.
É por isso que na Gnose aprendemos que o Estresse e a Ansiedade são complicações devidas ao “Excesso de Futuro”.
Recorde de 3 ensinamentos milenares: o Passado é somente uma lembrança, deixe-o lá, apenas use-o como aprendizado, nada de revirá-lo e sofrer. O Futuro é uma mera possibilidade, apenas se prepare um pouco para ele e tenha fé no destino e nos desígnios divinos. Só o presente nos pertence, só nele podemos agir (ou não) de forma concreta e real.
Por isso que Samael Aun Weor, mestre do Gnosticismo contemporâneo ensina: a Gnose é a filosofia da momentaneidade, com nossa consciência se manifestando onde está nossa atenção, no aqui e agora. O restante é ilusão do ego. Isso é viver o presente, isso é estado de presença, isso é atenção plena, isso é consciência no agora, isso é libertar-se das ilusões dos sentidos e da mente.
Alguém tenso e estressado, ansioso, está todo afetado física e psicologicamente, todo cheio de adrenalina, e jamais conseguirá um estado adequado para a conexão consigo mesmo, com os outros seres e com a Divindade.
Interessante…  alguém estressado e ansioso na realidade está desconectado de tudo: vê tudo, mas não enxerga nada; anda por tudo, mas nada contempla; quer comprar tudo, mas não tem o essencial; participa de tudo, mas nada lhe traz completude; tem centenas de seguidores na rede social, mas pouquíssimos amigos; pensa que se conhece, mas vive com um estranho que é ele mesmo… Este infeliz acaba se alienando da realidade da vida.
Estresse e ansiedade são ruídos para a alma e na presença de ruídos ninguém transmite ou recebe mensagens fidedignas.
Se você viver mais o presente, dando a (pouca) e suficiente atenção preparatória para o futuro, deixando as preocupações de lado, seus níveis de estresse e ansiedade baixarão significativamente.
Assim sua saúde e alegria de viver se multiplicarão muito.
E o melhor, você inspirará pessoas ! Ajudará a fazer um mundo melhor…

Sérgio Linke é engenheiro e instrutor de Gnose.

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais

NOSSAS REDES