Artigo

Ser Criança

Os Melhores Mestres

Outubro é o mês da criança, época que voltamos nossos olhos para os pequenos e retornam ao nosso coração a ternura de belas memórias dos tempos em que não tínhamos preocupações, compromissos ou responsabilidades. Um tempo em que nos ocupávamos apenas de brincar e de estar com as pessoas com quem podíamos nos divertir.

O que poucas pessoas sabem é que este arquétipo infantil de liberdade, de espontaneidade e de ludicidade está presente em todas as culturas e religiões como referência para a felicidade, para a divindade e para os paraísos celestiais.

Disse o Cristo Jesus nos evangelhos apócrifos (aqueles não alterados por algumas instituições religiosas): deixai vir a mim as criancinhas, pois é dos que são como elas que é o reino dos céus. Ou seja, os céus são para as pessoas – mesmo adultas, com estado de espírito infantil, livre, espontâneo.

Quem não se recorda do menino-azul Krishna, que travesso brincava com animais, plantas e riachos como se fossem seus amigos de infância e os tratava como irmãos menores ?

Uma das principais virtudes das crianças é a confiança. Um menino de sete anos não está preocupado se há comida, se há abrigo, se haverá dinheiro para a roupa: ele simplesmente confia no provimento de seu pai e de sua mãe.

Outra característica admirável das crianças é a liberdade, manifesta como a autorização para tudo fazer, para agir e ser desprendido de tudo, não se incomodando com o que os outros dirão, qual será seu julgamento, o que isso poderá prejudicá-la no futuro. Este desapego, esta livre-iniciativa, esta falta de amarras e de pré-conceitos deixa a criança solta para agir dentro de seus domínios.

A espontaneidade nas crianças é algo digno de nota. Elas não avaliam os impactos de suas falas, de seu jeito, de suas ações. São desprovidas de dogmas sociais e de convenções morais. Não estão preocupadas em magoar, em dissuadir, em não serem sinceras. Sinceridade e espontaneidade caminham juntas na pureza de uma criança.

Entre tantas, talvez a pureza das crianças seja a virtude que nós adultos mais admiramos. Uma menina de três anos, por exemplo, parece um ser que acabou de sair do paraíso. Não julga, não compara, não se preocupa. Sua função é brincar e descobrir o mundo. Aprender a viver e a ser feliz.

Ocorre que com o tempo, com os maus exemplos, com a rudeza do mundo, com a exploração pelos adultos, as crianças deixam esse estado elevado de consciência e se tornam desconfiadas, presas, condicionadas e impuras. Perdem o estado edênico.

Isso também é devido à má educação psicológica dada pelos adultos: ao invés de ensinarmos as crianças com o exemplo, as forçamos a fazer coisas que nós mesmos não fazemos; ao invés de mostrarmos para elas como é melhor não julgar os outros, respeitando-os em suas opções e limitações, nós, adultos, desde cedo plantamos nas mentes e corações infantis os vermes do julgamento dos demais, da comparação, da maledicência…

Este é o mundo que estamos criando. Com nossos maus exemplos.

Talvez por isso os Mestres da Humanidade sempre se referem às crianças para dar uma idéia aos adultos do que é o paraíso e do que é uma consciência livre.

Por isso os caminhos espirituais que conduzem verdadeiramente à felicidade ensinam como conquistar o espírito infantil, enriquecido com a experiência e a sagacidade do adulto.

A gnose, como busca pela sabedoria sintética, divulga técnicas especiais para que conquistemos este estado infantil, mediante o despertar da consciência e a busca pelo Íntimo ou Essência, ou, nas palavras de Samael Aun Weor – mestre gnóstico do século XX, este Ser dentro de nós que é um verdadeiro exército de puras crianças.

Sérgio Geraldo Linke Presidente e Instrutor da Associação Gnóstica de Brasília

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais

NOSSAS REDES