85 99156-8464
gnosefortaleza@gmail.com

Associação Gnóstica de Fortaleza

Escola para o SER

Quem Somos

A Associação Gnóstica de Fortaleza – AGF é uma instituição civil sem fins lucrativos, que objetiva divulgar a gnose moderna reestruturada por Samael Aun Weor, filósofo, antropólogo e cientista colombiano radicado no México, com mais de 80 livros editados em 70 países. O Mestre da Gnose Moderna proferiu milhares de conferências nas décadas de 1950 a 1970 e fundou inúmeras instituições para divulgar a Gnose, nos 5 continentes.

A gnose moderna busca o desenvolvimento integral do ser humano nos campos científico, filosófico artístico e místico, nele despertando suas habilidades e capacidades adormecidas. Através de estudos comparados de culturas e tradições de vários países e épocas, ela ensina ferramentas práticas como meditação, mantras, técnicas psicológicas e de transmutação das energias humanas. O gnosticismo moderno também trabalha para construirmos uma sociedade mais justa, humana, ética e cooperativa.

Nenhum instrutor, diretor ou colaborador da AGF é remunerado. Todos exercem seu trabalho como voluntários para a divulgação das técnicas gnósticas.

 A AGF foi fundada em 2017 na capital Cearense, como um desafio para divulgar os tesouros gnósticos nesta grande capital brasileira. A missão foi abraçada por pessoas com mais de 30 anos de experiência na gestão de instituições gnósticas e na instrução da Gnosis em grandes centros como Curitiba, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Santos, Vitória, Belo Horizonte e Brasília.

Sempre seguindo princípios cósmicos e universais, alinhados com modernas técnicas de gestão empresarial por resultados, nos inspiramos na máxima hermética de fazer “embaixo como é em cima”.

Com base nisso, a AGF foi concebida observando diretrizes de atuação que podem ser sintetizadas nos seguintes pontos:

1)      CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: na AGF observamos e estamos alinhados com os ensinamentos gnósticos das tradições e aqueles transmitidos por Samael Aun Weor. Na AGF não se debate se tal ou qual pessoa atingiu este ou aquele nível espiritual, não há graus nem distinções entre as pessoas. Entendemos que qualquer pessoa pode evoluir psicológica e espiritualmente através dos riquíssimos ensinamentos e práticas gnósticas.

2)      AULAS PRESENCIAIS: na AGF a transmissão do ensinamento é presencial, por meio de atividades que atraem, mantêm e desenvolvem os buscadores com atividades práticas. Cada vez mais o mundo envereda pelos relacionamentos virtuais e à distância – com os inerentes riscos e desvios. Na AGF optamos pelo olho-no-olho, pelo verbo vivo no ouvido, pela vibração das práticas gnósticas em grupo, pelo contato humano. Como diz Samael: O mundo moderno cada vez mais tende a nos mergulhar em maia – o mundo da ilusão. Parafraseando-o, podemos afirmar que a internet e as redes sociais – mal utilizadas como são atualmente por uma grande parcela de pessoas – somente alienam e adormecem cada vez mais as consciências.

3)      GESTÃO ESTRATÉGICA, com a utilização das mais modernas ferramentas de gestão – aquelas utilizadas nas grandes e exitosas empresas – que resultam em agilidade, baixos custos, altos resultados e colaboradores motivados e saudáveis. O foco da AGF é na transmissão fiel da Gnose aos Buscadores. Não buscamos o lucro, o enaltecimento de líderes e nem a exaltação da instituição.

4)      PROGRAMAÇÃO ANUAL: Na AGF nada é feito por impulso ou sem planejamento. Os temas públicos para o ano seguinte são selecionados e divulgados no final do ano anterior. Ou seja, quando se inicia um novo ano, todos já sabem com exatidão os detalhes planejados a serem executados naquele exercício. Isso facilita o planejamento de instrutores, o material didático, a divulgação, os aspectos financeiros e todos os recursos necessários à realização da atividade.

5)      AÇÃO IMEDIATA: na AGF as ações são rápidas e ágeis, fluidas e simples, não há procrastinações e nem titubeios. Mas isso não significa fazer as coisas de forma impensada e atabalhoada. Seguimos os princípios utilizados nos grandes projetos da NASA e da Agência Espacial Europeia: 30% do tempo para planejamento e preparação e 70% do tempo para execução.  Novamente Samael nos inspira, com as máximas de “ação imediata” e de “não ser infectado pelo vírus do ´amanhã eu faço´ ”.

6)      AUTOSSUFICIÊNCIA MATERIAL: na AGF não há pedidos públicos ou privados de “colaboração financeira extra” e nem há mecenas (patrocinadores) milionários, sejam privados ou estatais. Também não fazemos atendimentos, não cobramos por consultas e nem aceitamos encomendas de qualquer tipo de trabalho. Nossos custos são todos racionalizados, ninguém é remunerado, em nossos cursos e workshops é solicitada pequena contribuição para arcar com as despesas da sede. Toda a contabilidade é pública, bem como nossa declaração de imposto de renda, alvarás e documentos de gestão (atas de assembleias, etc.).

7)      DESPERSONALIZAÇÃO E NÃO SECTARISMO: vivendo o ensinamento gnóstico de não se cultuar personalidades, na AGF não há personalismos e nem superinstrutores. Não se criam mitos. Não se mistificam as coisas. Todos apenas trabalham para divulgar o ensinamento gnóstico. As personalidades passam, a Obra fica. Na Associação Gnóstica de Fortaleza também não há hipérboles do tipo “somos os únicos continuadores da obra gnóstica”, “somos os melhores”, “temos o melhor material”, “atingimos mais pessoas” etc. Aprendemos que no caminho gnóstico não se deve alimentar tendências ególatras e sectárias, seja dentro das fileiras gnósticas ou com qualquer outra linha espiritualista. O mundo é suficiente grande e rico para abrigar todas as linhas espiritualistas.

8)      DESENVOLVER CONTINUADORES: moderna gestão empresarial, excelência na formação de instrutores e líderes, ritmo forte e constante de atividades, serviço desinteressado pela humanidade e dar o exemplo. Esta é a fórmula da AGF para formar secretários, instrutores, diretores e líderes.

9)      AÇÕES PARA VÁRIOS PÚBLICOS E INSERÇÃO NA COMUNIDADE: na AGF primamos por uma programação que equilibre atividades externas (cursos, workshops, vivências públicas e festas), com formação nos ensinamentos gnósticos (Primeira Câmara), com o aprimoramento da sabedoria gnóstica (Segunda Câmara). Isso tudo sem esquecer da sagrada divisão diária do tempo para os antigos taoistas: ¼ para descanso, ¼ para trabalho, ¼ para família, estudo e lazer e ¼ para a obra de Deus. Também nos inserimos no contexto e na idiossincrasia da comunidade em que vivemos, escolhendo temas gnósticos atraentes, programando atividades que satisfaçam as necessidades (não os desejos) das pessoas, nelas despertando a sede pelo divino e auxiliando comunidades carentes de várias maneiras através de atividades de voluntariado em comunidades carentes.

Nesta nossa quarta década de dedicação à divulgação dos ensinamentos gnósticos, com sentido de dever cumprindo em várias capitais brasileiras, nos incumbimos de nova missão, agora na Terra do Sol, no Ceará.

Vamos construir juntos o sucesso da Associação Gnóstica de Fortaleza.

“Queremos uma só coisa: amar profundamente a humanidade” – Samael Aun Weor..

 

Sérgio Geraldo Linke e Heloisa Pereira Menezes

06 de março de 2017.

Leia Mais

 

Curso de Gnose

O Curso Extensivo de Gnose é composto de 27 aulas teóricas e práticas, com duração de 2 horas por dia, um dia por semana, nas terças, quartas ou sábados, conforme a programação.

Conheça as Aulas

Morte Mística

a AGB e a doutrina gnóstica trabalham com a compreensão, dissolução e morte dos agregado psicológicos chamados de “egos” que são os que motivam toda nossa dor e sofrimento que entorpecem nosso consciência, não permitindo que as virtudes de nossa alma se manifestem.

Nascer Alquimicamente

Esse é o segundo nascimento realizado através do tantrismo branco onde homem e mulher trabalham suas energias criadoras para se preparar para o advento do Cristo Íntimo, criando seus corpos sutis solares.

Serviço pela humanidade

há milhares de formas de servir, esta é a ação a qual ajudamos a todos os seres indistintamente. Sendo uma dessas forma a de divulgar a sabedoria gnóstica para a evolução integral do Ser Humano.

+1000
Atividades
+20000
Pessoas atingidas

Venha Fazer Parte Desse Grupo

Todas essas atividades da associação tem uma única finalidade: a evolução integral do Ser Humano, seja social, material, psicológica, intelectual, emocional e espiritual; para que assim possamos viver mais felizes de forma plena e equilibrada.