Artigo

O que é Gnose

O QUE É GNOSE

 

     Gnose significa literalmente conhecimento. Mas como bem definiram os filósofos clássicos gregos, é um tipo de conhecimento superior, baseado na vivência e na tomada de consciência dos aspectos essenciais da vida e de nossa relação com as leis superiores.
Originada na experiência direta, a Gnose não tem dogmas ou outros impositivos teológicos ou filosóficos. Por isso muitos estudiosos de todos os tempos definiram a Gnose como uma revelação interior, um conhecimento consciencial advindo do contínuo exercício psicológico, científico, filosófico, artístico e místico.
Dessa forma, é imprecisa qualquer definição que limite a Gnose a uma religião, ou uma filosofia, ou ainda uma ciência, ou mesmo uma expressão da arte. Na realidade a Gnose é tudo isso ao mesmo tempo, de forma equilibrada  e dinâmica.
Para atingir a revelação interna e a chamada Auto-Gnose, o gnosticismo tem três grandes pilares: 1º) trabalho psicológico contínuo de auto-conhecimento e de auto-transformação, objetivando a eliminação dos defeitos humanos (orgulho, inveja, luxúria etc) e a alimentação e fortalecimento das virtudes da alma (humildade, coragem, respeito ao sexo etc.); 2º) trabalho energético constante para a transmutação das energias criadoras – aquilo que muitos chamam no oriente de tantrismo branco; e 3º) servir a humanidade de forma desinteressada, mediante o exercício da compaixão, da caridade e do auxílio a todos os seres.
Portanto, o aspirante à Gnose é um inquieto buscador que trabalha constantemente sobre si mesmo, perscrutando as profundezas de seu próprio Ser em busca da Auto Realização Íntima, algo que está muito além (porém sem prescindir) da mera saúde física, do conforto físico e da inquietude espiritual.
Valendo-se de ferramentas metafísicas que vão da Meditação à Projeção Astral, da Psicologia Tibetana à busca pelo estado de felicidade real e interna chamado de Nirvana, dos exercícios respiratórios e mântricos para equilibrar os corpos sutis a avançadas técnicas de Alquimia Sexual, a Gnose tem um cabedal maravilhoso e prático de técnicas para o Despertar da Consciência de seus praticantes.
Por isso em algumas épocas de nossa história os gnósticos foram incompreendidos, caluniados e perseguidos, como ocorreu na época dos primeiros cristãos, da inquisição e dos cátaros albigenses, somente para citar três exemplos mais conhecidos.

     No próximo dia 9 de julho, sempre às 3as feiras das 19h30 às 21h00, a Associação Gnóstica de Brasília iniciará em sua sede na 703 Norte sua 21ª  turma do Curso de Gnose, com 27 aulas e 9 meses de duração. Neste curso serão abordados de forma didática e prática os principais tesouros gnósticos.

 

Sérgio Linke é engenheiro e instrutor da Associação Gnóstica de Brasília

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais

NOSSAS REDES