Artigo

A Mitologia na Vida Moderna

A MITOLOGIA NA VIDA MODERNA

Os mitos e lendas sempre foram utilizados por todos os povos para transmitir suas tradições, mediante uma explicação humana para histórias e fenômenos misteriosos, normalmente narrando a vida de grandes heróis e manifestações de espantosas forças da natureza.

Por isso, é muito tênue e gradativa a fronteira entre o que é conto, folclore, fábula, superstição, lenda, mito e panteão (divindades de um povo).

Também é comum que grandes histórias e mitos virem epopeias e até bases de grandes religiões, como ocorreu com Gilgamesh na Mesopotâmia, ou Osiris no Egito antigo, ou ainda o próprio Moisés como legislador do povo hebreu.

Os mitos normalmente narram histórias de grandes heróis e de sua superação como seres humanos, narrando a vitória sobre as forças do mal, ou o domínio das leis da natureza ou ainda, mais raramente, a vitória sobre si mesmos pela derrota do lado obscuro da própria psique.

Por isso que estudiosos recentes de mitologia, como Joseph Campbell, ao descrever o Poder do Mito, ou As Mil Faces de Deus, ou ainda a Jornada do Herói, colocam na mitologia a possibilidade de um entendimento mais profundo e simbólico da natureza humana.

E, muito interessante, o roteiro mitológico da jornada do herói está presente praticamente em todos os grandes filmes de Hollywood, onde um ser humano comum é chamado ao desafio, encontra um mentor ou orientador, passa por grandes provações, extrai de si forças e conhecimentos que nem imaginava ter, vence todos os obstáculos e retorna ao mundo comum com o conhecimento ou elixir da vitória, sendo normalmente recompensado com um reino, um amor ou com paz e saúde eternas – ou os quatro.

Na Gnose Contemporânea de Samael Aun Weor a mitologia é uma importante ferramenta de autoconhecimento e de autotransformação, pois essas histórias de vitória não somente mapeiam claramente o cenário de perigos e oportunidades para o heroico lutador, mas também descrevem os defeitos humanos a serem vencidos e as virtudes que o guerreiro pode se valer para transcender suas fraquezas.

No Egito antigo Osíris foi traído e morto pelo irmão Seth e reviveu graças ao amor de Ísis. Da Grécia recebemos a famosa vitória de Perseu sobre a Medusa, ao cortar-lhe a cabeça de demônios e ao ser presenteado com o cavalo alado Pégaso. Na Bretanha celta ecoam há séculos histórias sobre a Busca do Graal e a conquista da espada Excalibur, a ser retirada da pedra, ambos prêmios concedidos apenas aos puros e nobres cavalheiros e damas. E no Japão, o que dizer de Amaterasu, a Deusa Mãe do Sol, que se sacrifica constantemente ao dar Luz a seus filhos ? Ou ainda da história maravilhosa de Kwan-Shi-Yin, a Mãe Divina tibetana, que renunciou à suprema felicidade do nirvana ao ouvir os lamentos de dor dos seres humanos…

Dessa forma, sob a óptica gnóstica, os mitos embutem profundas lições psicológicas da jornada da alma, interessantes lições da iniciação espiritual de mestres da humanidade, riquíssimas lições folclóricas de sabedoria popular milenar, ensinamentos mágicos do domínio de forças da natureza e um material imprescindível para a interpretação dos sonhos. Os mitos nos mostram os erros e acertos de seus personagens, sugerindo-nos os instrumentos e virtudes a serem utilizados e inspirando-nos a tomar as decisões certas em nosso dia-a-dia.

Que tal aprender a fazer concreto seu Mito Pessoal, com base na mitologia de várias culturas ao longo dos milênios ?

 

Sérgio Linke é engenheiro e instrutor da Associação Gnóstica de Brasília

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais

NOSSAS REDES