Artigo

Tai Ji Quan e o Retorno ao Supremo Equilíbrio

Tai Ji Quan e o Retorno ao Supremo Equilíbrio

 

A arte marcial interna que hoje conhecemos como Tai Ji Quan surgiu na China por volta de 1300-1400 d.C., nas montanhas Wudang, um dos locais sagrados para o Taoísmo. Sua criação é atribuída ao monge Zhang San Feng (1247-1447), grande conhecedor de Artes Marciais e de Alquimia, que um dia observou um combate entre um pequeno pássaro e uma serpente.

Conta-se que, a partir de suas observações dos movimentos que ave e víbora faziam e de seu conhecimento marcial, codificou uma série de posturas que tinham como objetivo equilibrar a energia interna dos praticantes, nas quais se destacava a suavidade, com ênfase no poder interno e na sabedoria, em contraposição às formas de luta que utilizavam a força. Esses exercícios traziam benefícios para a saúde, para o equilíbrio emocional e mental, para a consciência individual e proporcionavam o desenvolvimento de uma consciência universal.

Zhang San Feng ensinou esses exercícios para Wang Zong Yue (século XV), que os ensinou a Jiang Fa (1574-1655), que os repassou para Chen Wang Ting, do povoado de Chenjiagou.  Essa prática permaneceu dentro da família Chen até que Chen Chang Xing (1771-1853), ensinou-as pela primeira vez a uma pessoa de fora da família, Yang Lu Chan.  A partir de então o Tai Ji Quan se difunde entre outras famílias em diferentes localidades, e surgem os cinco principais estilos familiares:

Chen, criado por Chen Wang Ting (1580-1660)

Yang, criado por Yang Lu Chan (1799-1872)

Wu, criado por Wu Jian Quan (1870-1942)

Wu Hao, criado por Wu Yu Xian (1812-1880)

Sun, criado por Sun Lu Tang (1861-1932)

O Tai Ji Quan só recebeu este nome por volta de 1800, não se sabe exatamente como, são várias as histórias. Até então havia sido conhecido como Punho de Algodão e Punho das Sombras, no sentido daquele que enfrenta sua própria sombra. O termo Quan significa Punho, que era como as formas de luta de mão eram conhecidas, tendo sido traduzida pelos ingleses como boxe.

O termo Tai Ji quer dizer Supremo Equilíbrio, e faz parte da cosmologia taoísta. Do imanifestado Wu Ji, o Vazio, surge a manifestação, inicialmente como Tai Ji, o Supremo Equilíbrio. Além de uma forma de defesa pessoal, o Punho do Supremo Equilíbrio é um caminho para o retorno ao Supremo Equilíbrio de onde fomos originados.

GEORGE A. PEEL tem Formação em Medicina Tradicional Chinesa com especialização em suas Práticas Corporais. Instrutor e diretor fundador do Instituto Gnóstico Interdisciplinar em Santos/SP – IGNIS.

Gostou do artigo? Compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Recentes

NOSSO ENDEREÇO E CONTATO

Telefone e Whatsapp
85 99156-8464

E-mail
gnosefortaleza@gmail.com

Endereço
Rua José Lourenço, 510 – SALA 10
Meireles – Fortaleza/CE

O QUE É GNOSE?

Gnose vem do sânscrito Gnana e do grego gnôzis, que se latinizou como cognoscere, ou seja, conhecer, como nas palavras diagnóstico, prognóstico etc. Gnose, literalmente, quer dizer “conhecimento” ou “conhecimento superior”. Leia mais

NOSSAS REDES